primeiro produto da Kano foi um computador que as crianças podiam construir tão facilmente quanto um conjunto Lego, ajudando a desmistificar as tecnologias pelas quais somos obcecados. O produto seguinte da empresa, apresentado agora, é uma varinha edificável, com sensor de movimento, que troca as magias por programação simples, facilitando para que as crianças evoquem interações mágicas com um movimento do pulso — e, com sorte, ensinando algumas coisas sobre codificação no processo.

Foto: Kano

A montagem do Kit Harry Potter de Codificação Kano não será tão complicada quanto a do Kit Computador da Kano, o que deve fazer da varinha interativa uma ferramenta de ensino mais acessível para crianças pequenas. Basta você inserir um pequeno computador na base da varinha de plástico, e, em vez de penas de fênix ou pelos de unicórnio, uma combinação de sensores eletrônicos — incluindo um acelerômetro, um giroscópio e um magnetômetro — traduz os movimentos de varinha para um app, disponível para dispositivos móveis e computadores.

Foto: Kano

Assim como outros brinquedos eletrônicos programáveis de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) disponíveis no mercado, o app temático de Harry Potter que acompanha a varinha é projetado para facilitar a captação dos conceitos de programação pelas crianças, usando uma interface gráfica em que as instruções são montadas e aninhadas como blocos de construção virtuais. Os programas variam de algo simples, como usar a varinha para fazer uma pena virtual flutuar, a criações mais complicadas, que disparam efeitos de som e explosões baseadas em como a varinha está sendo movida.

GIF: Kano

Quando as crianças ficam confortáveis com a interface gráfica de codificação ou sentem que já aprenderam tudo ali, o app da varinha também pode revelar o código javascript editável escondido que alimenta cada programa. Isso significa que a varinha tem o potencial de se tornar mais do que apenas um brinquedo para os seus filhos. Adultos já familiarizados com javascript podem expandir sua funcionalidade para usar o produto como um controle remoto interativo para luzes e eletrodomésticos inteligentes, tornando o preço da varinha de US$ 100 mais atrativo para pais e todos nós, trouxas em geral, que queiramos desligar as luzes com um movimento de pulso.

[Kano]

Imagem do topo: Kano