Durante a WWDC na última segunda-feira, 06, a Apple dedicou boa parte do tempo para apresentar novidades sobre o iOS 16 e sua nova tela de bloqueio totalmente personalizável. No entanto, um recurso muito esperado, o “display sempre ativo”, que deve estar nos iPhones 14 Pro e Pro Max, que era muito especulado ficou de fora dos anúncios.
Isso significa que o display sempre ativo não estará nos próximos dispositivos? Não. A versão beta do sistema operacional dos iPhones já está sendo testada por desenvolvedores e o portal 9to5Mac encontrou indícios do recurso em uma análise em seu código.
O site afirmou que foram adicionados três novos frameworks ao iOS 16, todos eles dizem respeito ao gerenciamento de luz de fundo e têm menções diretas ao display sempre ativo. Também foram encontradas menções ao Springboard, software responsável pelo gerenciamento da tela de bloqueio e tela inicial.
O recurso não deve chegar a versão padrão do iPhone 14, isso porque a sua tela poderá variar de 120 Hz a 10 Hz de taxa de atualização, o que pode resultar em uma bateria que se esgota muito rapidamente. Nos dispositivos compatíveis com o recurso a taxa de atualização poderá cair para 1 Hz, ideal para o display sempre ativo e sem prejudicar a autonomia da bateria.
Como o nome já sugere, com o recurso o dispositivo sempre ficará com a tela ativada o tempo todo, facilitando a visualização de algumas notificações, horário e nível de bateria do smartphone. A adição do recurso nos iPhones é um pouco tardia, já que dispositivos Android possuem o display sempre ativo há bastante tempo e os Apple Watches mais modernos também já contam com o recurso.
Veja mais notícias sobre a Apple:
iOS 16, MacOS Ventura e novo MacBook air; veja os destaques da WWDC 2022
iOS 16 está entre nós. O que muda em relação ao iOS 15?
O iPhone 14 nem saiu e a Apple já pensa no 15: veja os vazamentos