O Power Nap é uma nova função que permite a MacBooks baixarem novos e-mails, mudanças no iCloud e atualizações de software mesmo quando o laptop está praticamente desligado, em modo suspenso. A Apple disponibiliza o Power Nap através de uma atualização de firmware, agora disponível para quem roda Mountain Lion.

O firmware permite a quem roda OS X 10.8 aproveitar a nova função. Mas tem um detalhe: ele só é “compatível com MacBook Air (da metade de 2011 ou mais recente) e MacBook Pro com tela Retina”, segundo a Apple. A atualização de firmware está disponível, por enquanto, apenas para o Air; ela chega para o MacBook Retina “em breve”.

O Power Nap funciona apenas com MacBooks que possuem armazenamento em flash (direto na placa-mãe, em vez de SSD). Enquanto seu laptop está suspenso, o Power Nap atualiza o Mail, Contatos, Calendário, Buscar meu Mac, Documentos na Nuvem e tudo o que está no iCloud – tudo isso gastando pouquíssima energia. E quando você o liga na tomada, ele baixa atualizações de software e faz backup com a Time Machine. O laptop não faz nenhum ruído nem acende as luzes enquanto está no Power Nap.

Como a função exige armazenamento flash, ela não pode ser usada no MacBook Pro tradicional. Enquanto isso, usuários do Air ou Retina podem levantar a tela dos seus laptops e ver que ele está atualizado – o que pode ser bastante legal ou um pouquinho assustador. [Apple via 9to5mac]