A LaVie é uma joint venture entre a Lenovo e a NEC. Por isso, costuma ter um pouco mais de liberdade para explorar designs malucos em seus dispositivos. E agora para a CES 2021, a companhia criou um dispositivo conceito que mais parece uma mistura de PC com Nintendo Switch. O protótipo se chama LaVie Mini e ainda não tem data para chegar ao mercado.

O aparelho tem uma tela de 8 polegadas com 1.920 x 1.200 de resolução que funciona em duas configurações: uma é semelhante a um notebook tradicional com um teclado embutido; a outra adiciona dois joysticks nas extremidades que transformam o gadget em um console portátil – com direito a um botão direcional, dois analógicos e gatilhos na parte traseira. Tem até um dock que pode ser usado para recarregar o produto ou enviar o conteúdo da tela para um monitor externo.

Embora seja apenas um conceito por enquanto, o LaVie Mini deve trazer especificações bastante decentes, incluindo processador Intel Core i7 de 11ª geração com gráficos Iris Xe, 16 GB de memória RAM, 256 GB de armazenamento SSD, suporte para Wi-Fi 6 e bateria de 26 WHr. Só não vem com um touchpad, mas aparentemente é possível usar mouse e teclado sem fio.

Após o enorme sucesso do switch Nintendo, o LaVie Mini não é a primeira tentativa de uma fabricante para criar um console híbrido baseado em PC. Basta pegar como exemplo o conceito UFO da Dell, apresentado na CES 2020. Só falta uma dessas empresas conseguirem acertar a fórmula, algo que o LaVie Mini parece ter alcançado.

Mas por enquanto é isso: apenas um conceito, um design. A parte difícil vem agora, em transformar esse protótipo em um produto final e real. Atualmente, não há previsão para lançar o LaVieMini – e se for parecido com o UFO Concept da Dell, há uma boa chance de que nunca veremos o produto nas lojas.