Boa parte dos smartphones gamers consistia apenas em aparelhos com boas especificações e um jeitão copiado de notebooks gamers (às vezes com direito até a leds). A Lenovo deu um passo adiante com o lançamento nesta quarta-feira (22) na China do Legion Phone Duel, um celular gamer pensado para funcionar majoritariamente na horizontal (onde é possível, inclusive usar uma câmera para transmissões online) e otimizado para não esquentar tanto.

Fisicamente, ele é um smartphone convencional com tela de 6,65’’ Full HD com taxa de atualização de 144 Hz. As coisas começam a ficar diferentes com as câmeras — como já dissemos, a frontal de 20 MP fica na lateral, para que a pessoa possa jogar e transmitir sua reação ao mesmo tempo; enquanto na traseira são dois sensores, um de 64 MP e outro de 16 MP ultra-grande angular, posicionados no meio.

Smartphone Lenovo Legion Phone Duel. Crédito: Lenovo

Pode parecer só um detalhe, mas as câmeras na parte central da traseira impedem que o usuário fique tocando as lentes. Não sei o quanto isso influencia para tirar foto, mas pelo menos para jogar com o telefone na horizontal é uma mão na roda.

Traseira do smartphone Lenovo Legion Phone Dual tem câmeras centralizadas. Crédito: Lenovo
Traseira do smartphone Lenovo Legion Phone Dual tem câmeras centralizadas. Crédito: Lenovo

Na parte da frente, ele tem dois alto-falantes e um sistema com quatro microfones para ajudar a bloquear eventuais ruídos durante uma transmissão no YouTube ou no Twitch. Para emular um controle de console, ele tem botões ultrassônicos, dois motores de vibração e, óbvio, luzes RGB.

A Lenovo também se esforçou para resolver um outro problema de smartphones gamers: o aumento de temperatura durante a jogatina. Para isso, a companhia incluiu duas células de bateria de 2.500 mAh (somando 5.000 mAh) para que o calor não fique concentrado em uma parte só. Além disso, o telefone conta com sistema de refrigeração líquida e tubos de cobre que ajudam a dissipar melhor o calor.

Com esses 5.000 mAh de bateria, a Lenovo promete 24 horas de uso normal ou 7 horas de jogatina intensa. Junto com o dispositivo, vem com um adaptador de 90 W, permitindo uma carga completa em 30 minutos (em algumas regiões, a Lenovo diz que o carregador será de 65 W, porém não houve detalhamento de tempo de carga). Aliás, se a bateria tiver quase acabando durante um jogo, o usuário tem duas portas USB-C — sendo uma na lateral e outra na ponta (como a maioria dos aparelhos).

Jogo de tiro rodando na tela do Legion Phone Duel, da Lenovo. Crédito: Lenovo

Como você pode esperar de smartphones do tipo, ele tem o que há de melhor em hardware. Então, o chip é o Qualcomm Snapdragon 865+, e ele tem conexão 5G e Wi-Fi 6. O Legion Phone Duel terá versões com 12 GB/16 GB de RAM e 256 GB/512 GB de armazenamento.

A Lenovo não detalhou os valores, porém sabemos que o smartphone deve ser lançado na China e já vai ter a concorrência do ROG Phone 3, o smartphone gamer da Asus. No ano passado, o ROG Phone 2 chegou ao Brasil por R$ 4.500. Neste ano, com o dólar nas alturas, o preço deve ser mais alto ainda.

Lenovo Legion Phone Duel

  • Sistema: Android 10;
  • Chip: Qualcomm Snapdragon 865+;
  • Tela: 6,65 polegadas Full HD com taxa de atualização 144 Hz;
  • Armazenamento e RAM: 256 GB/512 GB – 12 GB/16 GB;
  • Câmera frontal: pop-up lateral de 20 MP f/2.2 com campo de visão de 81,7 graus;
  • Câmeras traseiras: 64 MP f/1.72 e ultra-grande angular de 16 MP f/2.2;
  • Bateria: 5.000 mAh (dividido em duas células de 2.500 mAh);
  • Carregador: 65 W ou 90 W;
  • Portas e botões: volume, liga/desliga, dois botões ultrassônicos, uma porta USB-C na parte de baixo e uma porta USB-C na lateral

[Android Autority e Lenovo]