Há alguns meses, começaram a surgir rumores sobre um próximo telefone para jogos da Lenovo com uma câmera pop-up montada na lateral e, agora com base em uma lista do site chinês JD.COM, parece que esses rumores eram verdadeiros mesmo.

Na listagem observada pelo site 91mobiles, o Lenovo Legion Gaming Phone Pro parece apresentar hardware sério, incluindo o mais recente processador Snapdragon 865+, da Qualcomm, que oferece velocidades de clock aprimoradas com desempenho 10% mais rápido que um chip Snapdragon 865 padrão.

O smartphones gamer da Lenovo também parece incluir uma tela OLED de 6,7 polegadas com taxa de atualização de 144 Hz, que daria a ele uma das taxas de atualização mais rápida de qualquer telefone do mercado, além de pelo menos 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento.

É também esperado que o telefone Legion venha com uma câmera traseira de 64 MP, além de uma câmera secundária ultra grande angular de 16 MP, um sensor de impressão digital na tela, alto-falantes estéreo frontais e uma dupla de motores lineares que devem oferecer algum tipo de feedback háptico. E embora seja difícil dizer apenas pelas fotos, o Legion Phone também parece ter controles sensíveis ao toque ao longo da borda do telefone, o que deve ser útil para jogos de tiro, como Fortnite, Call Of Duty Mobile, entre outros.

Mas o verdadeiro recurso de destaque do Legion Gaming Phone Pro é sua câmera pop-up de 20 MP, que se estende pela lateral do telefone como o OnePlus 7 Pro e alguns outros aparelhos.

Essa câmera pop-up não apenas possui um flash embutido para manter o rosto iluminado durante as transmissões, mas a posição da câmera também está perfeitamente situada para que você possa transmitir suas reações durante os jogos sem que ela esteja no caminho ou potencialmente sendo bloqueada pelo jogador durante o game. Além disso, como a câmera é centralizada quando você segura o telefone no modo paisagem (como você provavelmente faria durante os jogos), os jogadores não terão que sofrer com ângulos estranhos de câmera, como nos laptops que colocam a webcam abaixo da tela.

Lenovo Legion Gaming Phone Pro. Crédito: 91MobilesLenovo Legion Gaming Phone Pro. Crédito: 91Mobiles

Embora a câmera pop-up do Legion Phone possa atrair algumas pessoas, eu adoraria ver as fabricantes de telefone adicionarem ainda mais peculiaridades de design como esta em smartphones gamers. Fora do mercado asiático, não houve grande investimento neste tipo de funcionalidade. A Razer abandonou sua linha de smartphones gamers depois de apenas duas gerações, enquanto muitos outros fabricantes de celulares não se preocupam em comercializar ou vender seus dispositivos no ocidente.

Para mim, parece que parte do problema dos telefones para jogos é que muitas tentativas anteriores não incluíam recursos específicos para jogos, o que significava que muitas pessoas não viam um bom motivo para se afastar dos aparelhos topo de linha convencionais.

Mas com recursos, como uma câmera pop-up para fazer transmissão e outros, como botões sensíveis ao toque e mais luzes RGB, parece que os smartphones gamers estão começando a realmente a se diferenciarem dos aparelhos convencionais que conhecemos.

E se a Sony não estivesse tão concentrada em entregar o PS5, eu diria que agora seria o momento perfeito para retomar o antigo Xperia Play, que ao olhar em retrospecto era um telefone à frente do seu tempo.

Imagine um dispositivo que pudesse permitir que você jogasse todos os games móveis padrão, mas também tivesse um controle interno para transmitir jogos do seu console doméstico, PlayStation Now, Stadia ou mesmo xCloud. Algo assim pode finalmente capitalizar o sonho de poder jogar seus games favoritos, não importa onde você esteja, independente da plataforma.

De qualquer forma, com a Lenovo pronta para lançar seu smartphone gamer em breve e um vazamento sugerindo que a Asus anunciará o ROG Phone 3 na próxima semana, parece que teremos dois novos e grandes telefones para jogos em breve.