_Tecnologia

Lentes periscópio da Apple devem estrear no iPhone 15 Pro Max

Tecnologia utiliza mini-prismas para ampliar a luz recebida pelo aparelho, melhorando os cliques. Celulares da Samsung e Xiaomi já contam com lentes periscópio

iPhone 15 Pro Max de 2 TB poderá custar R$ 19 mil no Brasil

Imagem: Apple/Reprodução

A Apple está se movimentando para lançar os seus primeiros iPhones com câmeras que trazem o design de periscópio. De acordo com novos rumores, a novidade chegará inicialmente no iPhone 15 Pro Max e, no ano seguinte, no iPhone 16 Pro e Pro Max.

A informação foi revelada por Ming-Chi Kuo, um conhecido vazador de informações sobre lançamentos da Apple. Segundo ele, as câmeras com periscópio ainda terão 12 megapixels, tendo abertura f/2.8, suporte a deslocamento de sensor, além de zoom óptico entre 5 e 6 vezes.

Conforme apontou o site PetaPixel, a Apple vem trabalhando há algum tempo no desenvolvimento de um sistema de lentes compactas com zoom, conhecido como lente de periscópio. A tecnologia consiste em replicar, em escala minúscula, o funcionamento de prismas para refletir e ampliar a luz recebida.

As primeiras lentes periscópio da Apple

Atualmente, a Samsung tem a liderança nesse tipo de tecnologia, mas a empresa da maçã quis desenvolver uma tecnologia própria e que fosse alternativa à da sul-coreana.

A Apple já registrou várias patentes relacionadas ao design do periscópio. Porém, em setembro do ano passado, o site The Elec revelou um relatório que a companhia esbarrou em uma patente da Samsung. Isso fez a Apple rever um fornecedor de longa data, para não ter que pagar uma taxa pelo uso da tecnologia patenteada da sul-coreana.

Para lançar a novidade, Kuo diz que a Apple está trabalhando com cinco fornecedores para fornecer as lentes de periscópio para seus iPhones. Por ser um processo de fabricação mais complicado, os fornecedores estão tendo que ampliar a capacidade de produção, o que explica porque as lentes de periscópio ainda não estarão disponíveis em toda a linha iPhone 15.

Sair da versão mobile