Um dos rumores do Galaxy S III que acabou não se confirmando foi o da tela com resolução Full HD (1920×1080). A estreia dessa resolução monstruosa em um dispositivo móvel pode não ter vindo da Samsung, mas virá da Coreia do Sul. Pelas mãos da LG.

Hoje a LG anunciou um painel de 5″ com resolução de 1080p. Fazendo a matemática básica, isso significa que a densidade de pixels é de 440 PPI. A título de comparação, a Retina Display do iPhone 4/4S tem 326 PPI.

A tela tem aspecto 16:9 e a tecnologia do LCD é o que a LG chama AH-IPS (Advanced High Performance In-Plane Switching), que se traduz em ângulos de visão maiores, tempo de resposta menor e eficiência de brilho maior, o que “diminui o consumo de energia” — aí só vendo pra crer.

Além do ceticismo quanto a essa promessa de menor gasto de bateria, cabe alguns questionamentos se os pouco mais de 100 pixels extras por polegada em relação à Retina Display farão alguma diferença no dia-a-dia. Se nas telas de iPhone, Galaxy Nexus e One X já é impossível distinguir pixels individuais, o que o 1080p trará de vantagem prática? E temos outras questões no ar, como o problema do conteúdo — como faz onde ainda não tem LTE? E espaço para armazenar vídeos gigantescos? E os detalhes de um vídeo em alta definição numa telinha de 5″? James Cameron não aprova a ideia.

Se tudo isso parece algo muito distante do consumidor final, eis a parte boa: a LG começará a produção em massa do painel de 5″ Full HD no segundo semestre deste ano. E para quem estiver em Boston na semana que vem, ele será exibido na SID Display Week, a partir da próxima segunda (4/6). [Engadget]