Quando mostramos aqui um “tablet” de 65 polegadas, vocês deixaram claro que ele não seria muito útil em casa. Mas ressaltamos que em escolas e empresas, uma tela grande e interativa seria muito útil – para apresentar aulas ou produtos, por exemplo. Acho que o mesmo se repete com a linha Pentouch da LG, duas TVs de plasma com tela interativa controlada por canetas Magic Touch.

São dois modelos da Pentouch, ambos com tela interativa – não é touchscreen porque não reconhece o toque do seu dedo, apenas a caneta. O modelo mais interessante é o 60PZ850B, com 60 polegadas, resolução Full-HD (1080p) e suporte a 3D, inclusive convertendo conteúdo 2D para 3D (e claro que ela vem com óculos 3D). O 3D obviamente atende o público familiar, não empresas e escolas, mas você não precisa usar, certo? O outro modelo, o 50PT490B, tem tela HD (1024 x 768) de 50 polegadas, mas não tem 3D.

E o que a TV faz com a caneta? Primeiro de tudo, ela precisa estar conectada a um computador com Windows – senão, nada de interagir com a tela. Depois de ligar seu PC à TV via RGB ou HDMI, você pode usar a caneta para fazer anotações na tela, navegar na internet longe do PC, editar fotos e – para as crianças – fazer desenhos.

O vídeo abaixo, do Engadget, mostra como isto funciona: basicamente, a LG criou um pequeno software que roda em cima do Windows, permitindo controlá-lo através da TV e apenas com a caneta. A LG coloca apenas uma caneta junto com a TV, mas você pode usar até duas canetas ao mesmo tempo – aí seu PC precisa rodar Windows 7, que tem suporte a multitoque.

Bem, se você ficou um pouco desapontado com o funcionamento da caneta, lembre que as TVs devem fazer mais sucesso em empresas e escolas – em casa, a tela interativa parece desnecessária. A linha Pentouch TV já está à venda e tem preço sugerido de R$5.999 (60″) e R$2.699 (50″). [LG 60PZ850B | LG 50PT490B]