iOS 5, a última atualização da Apple para o seu sistema operacional móvel, foi lançado recentemente, e com ele vieram um monte de novas funções para os donos de iPhone e iPad. Se você tem um aparelho Android e deseja que algumas dessas novas funções sejam suas, elas estão mais perto do que você imagina. Eis aqui como você pode ter algumas delas, como sincronização Wi-Fi, armazenamento na nuvem para música e documentos, e mensagens grátis agora mesmo, em qualquer que seja o smartphone Android que você possuir.

Esse guia não foi feito para você forçar o iOS 5 no seu aparelho Android. Se você quisesse o iOS, você teria comprado um iPhone. O objetivo aqui é mostrar como incorporar algumas funções no seu dispositivo que talvez tenham te interessado ou deixado com um tiquinho de inveja quando você assistiu aos vídeos das novas funções do iOS 5.



Função: iCloud; Solução: Google Apps/Dropbox

O que é: O iCloud oferece aos usuários de iPhone a habilidade de sincronizar e guardar informações na nuvem. É essencialmente uma versão mais completa do MobileMe e sincroniza tudo desde documentos criados em um dispositivo móvel até fotos tiradas, contatos, agendamentos no calendário. Além disso, o serviço é completamente gratuito.

Como conseguir isso: Muito do que o iCloud oferece para os usuários do iOS já é feito nativamente pelo Android. Seus contatos e muitas das suas preferências de conta já estão sincronizados com os servidores do Google (você pode verificar isso acessando Settings > Accounts e clicando na sua conta do Gmail ou Google para verificar o que está sendo sincronizado).

Entretanto, o Android deixa um pouco a desejar quando se tratam de documentos, fotos e arquivos. E é aqui que o Dropbox entra. O app para Android do Dropbox se integra bem, e já que os arquivos na sua conta do Dropbox só ocupam espaço no seu dispositivo Android quando você especificamente os baixa, ele se torna uma ótima maneira de ver e ter acesso aos seus dados sem se preocupar com a quantidade de espaço que você está usando. O Dropbox também se insere no menu “Share” de praticamente todos os aplicativos do Android, incluindo sua galeria de fotos e o seu app de câmera favorito, tornando fácil fazer o upload de arquivos. Ele não é tão fácil e automatizado quanto o iCloud promete ser, mas está quase lá.

O ponto negativo desta combinação é que o Dropbox não é uma solução muito eficiente quando se trata de upload de fotos. Você pode criar galerias fazendo upload para a sua pasta de fotos do Dropbox, mas se o que te atrai no iCloud é a facilidade do upload de fotos, considere o app do Google+ para Android, que instantaneamente envia as suas fotos para o Google+ conforme você as tira.

Função: iTunes Match; Solução: Google Music ou Spotify

O que é: Outra função notável do iCloud é que, por um adicional de U$25 por ano, você pode sincronizar suas músicas com todos os seus dispositivos. O serviço iTunes Match suporta até 20 mil músicas, e irá até mesmo verificar sua biblioteca musical e fornecer uma versão do iTunes de melhor qualidade da música na sua conta do iCloud que você será capaz de fazer stream – ou mais convenientemente, fazer download e tocar localmente – quando você estiver em um computador que não tenha aquela música.

Como conseguir isso:Google Music é o serviço mais parecido com o iTunes Match que nós encontramos para Android. É possível acessar pela web, o app de Android e o player de música são lindos e eles dão suporte a baixar algumas de suas músicas para ouvir off-line quando você estiver sem uma conexão de dados. Sim, você terá que fazer upload de todas as suas músicas para o Google Music antes que você possa ouvir por aí, mas você terá espaço para 20 mil músicas e o serviço é completamente grátis. Apesar do Google Music não identificar e organizar suas músicas da mesma maneira que o iTunes Match promete fazer, ele soluciona a principal necessidade: backup na nuvem gratuito e armazenamento de todas as suas músicas com acesso fácil de qualquer dispositivo.

Entretanto, o Google Music está funcionando apenas por convites e disponível apenas nos Estados Unidos. Para o resto do mundo – inclusive no Brasil – melhor tentar o Spotify. O Spotify oferece as músicas que você já tem e te dá um amplo acesso de uma seleção de faixas por streaming da própria base de dados do Spotify. Você não pode fazer upload das suas próprias música para o Spotify para ouvir em outro lugar, mas ele irá linkar as músicas da sua coleção com as faixas na base de dados do Spotify para você ouvir onde for. Você terá que desembolsar U$9,99 por mês pelo Spotify Premium para usar o app mobile, mas se você estiver querendo muito fazer streaming de músicas por onde for, vale a pena.

Função: Menu de notificações; Solução: Já está disponível

O que é: Quando nós demos a primeira olhada nas notificações do iOS 5, várias pessoas notaram que a tela de notificações parece com o painel de notificações padrão do Android, e ele é acessado da mesma maneira. A adição de previsão do tempo para o painel de notificações e organizar notificações por tipo ou aplicativo são toques legais.

Como conseguir isso: A maneira que o Android cuida das notificações funciona muito bem, e a Apple claramente aproveitou essa ideia no iOS 5. Dependendo da ROM que você estiver usando, você já tem acesso a informações valiosas como controles avançados e previsão do tempo nas notificações, e já está organizado baseado em alertas contínuos ou aqueles que são gerados por aplicativos específicos, cada um com seu próprio ícone para diferenciá-los.

Função: Sincronização Wireless; Solução: AirSync, Spotify, ou Google Music

O que é: No iOS 5, você pode sincronizar o seu dispositivo com o iTunes sem conectá-lo com o seu computador, fazendo backup dos seus apps, preferências da conta, e todos os arquivos do seu aparelho com facilidade. É uma maneira ótima e sem complicações de garantir que suas fotos, músicas, apps e todo o resto estejam sincronizados e com backup feito antes de você sair pelo mundo com seu iPhone, e ainda vai demorar a chegar no iOS 5.

Como conseguir isso: Se você baixa seus apps pelo Android Market ou Amazon App Store, cada um deles mantém um registro dos downloads que você fez. Quanto às suas músicas, vídeos, fotos e outros arquivos, nós já mencionamos maneiras de fazer backup completo do seu aparelho, quer você  esteja planejando migrar para um novo dispositivo ou queira apenas, backups automatizados e completos. Entretanto, neste caso, nós não queremos sentar e esperar que ele faça backup de tudo, nós queremos sincronizar algumas músicas novas e seguir o nosso caminho. Eis aqui as opções:

AirSync (U$4,99) – Este utilitário funciona com o DoubleTwist para sincronizar apps, fotos, vídeos, playlists, músicas e mais, sem necessidade de fios entre o seu dispositivo Android e o seu computador. É o mais parecido com o Wi-Fi Sync do iOS 5. Além disso, ele suporta AirPlay, então você pode fazer stream de vídeos para a AppleTV da sua casa.

Spotify (U$9,99 por mês por uma conta premium) – Você irá precisar do Spotify Premium para usar o app para Android, mas uma vez que você tiver, o Spotify irá sincronizar via wireless as playlists e músicas da sua biblioteca musical local com o seu aparelho Android. Ele também dá acesso à enorme biblioteca musical do Spotify. Entretanto, ele não irá gerenciar fotos, vídeos ou qualquer outro arquivo.

Google Music (Grátis) – Fazer streaming direto da nuvem não é tão bom em relação à sincronização. E ele não cuida das suas fotos ou vídeos, mas você terá acesso a todas as suas músicas, e você pode escolher guardar quantas músicas quiser localmente no seu aparelho Android para ouvir off-line. Além disso, é totalmente gratuito.

Função: iMessage; Solução: Google Talk/Google Voice

O que é: iMessage no iOS 5 permite que você envie mensagens de texto para os seus amigos com dispositivos iOS sem pagar as taxas de SMS impostas por sua operadora. Você pode se comunicar com qualquer outro dispositivo iOS, incluindo iPads e iPod Touch, de graça usando o iMessage, desde que eles tenham algum tipo de conexão com a internet. É uma ótima maneira de manter contato com os amigos e se livrar completamente do plano de mensagens de texto de sua operadora – se todos os seus amigos tiverem dispositivos iOS, é claro.

Como conseguir isso: Apenas por você ter uma conta do Gmail e um dispositivo Android, você já tem acesso ao Google Talk. Na verdade, você pode até já estar logado no Google Talk do seu dispositivo Android. Como todos os usuários de Android têm acesso ao Google Tak no seu aparelho Android, contanto que vocês troquem números de telefone ou endereços de Gmail, você pode enviar mensagens de texto para qualquer usuário de Android de graça.

O Google Talk para Android também dá suporte a vídeo conferência, e apesar de não ser o nosso app para vídeo conferências favorito do Android, ele definitivamente é bom. Além disso, você pode usar o app do Android para enviar mensagens para usuários do Google Tak em seus laptops ou desktops. Melhor de tudo, tudo isso é completamente gratuito (exceto pelo plano de dados, é claro).

Se você está nos Estados Unidos e usa o Google Voice (o GV não está disponível fora dos Estados Unidos, sinto muito!) você pode ir além e enviar suas mensagens sms pelo Google Voice ao invés de usar Google Talk. Ele oferece uma maneira de enviar mensagens sms para qualquer aparelho, não apenas dispositivos android, e ignorar a cobrança de SMS da sua operadora no processo.

Função: Siri; Solução: Vlingo

O que é: Siri, o novo assistente por voz do iOS 5 (disponível apenas no iPhone 4S) é um enorme avanço na tecnologia de comandos por voz. A habilidade do Siri de entender linguagem comum e a maneira que ele está profundamente integrada com o iOS torna-o uma excelente ferramenta para operações com o celular sem usar as mãos em casa ou na estrada. Siri pode compor e enviar mensagens de texto e e-mails, executar ações complexas como cálculos, buscas na web, tocar músicas e playlists no seu celular, verificar a previsão do tempo, agendar compromissos e mais.

Como conseguir isso: Nós falamos disso anteriormente essa semana quando demos uma olhada em algumas ótimas alternativas estilo Siri para Android, e o Vlingo foi o app que nós achamos mais parecido com o Siri, completo com modos ativados por voz, modo para o carro que é sensível para operações sem usar as mãos, e um impressionante número de comandos que o app reconheceu e pode completar quando solicitado. O Vlingo pode fazer atualizações nas suas redes sociais, encontrar a empresa de táxi mais próxima, localizar um restaurante de comida chinesa próximo, enviar um SMS para o seu melhor amigo, e dizer o caminho curva a curva enquanto você dirige.

As funções de voz que já vem inclusas no Android não são ruins, e o Google provavelmente não irá deixar o Siri eclipsá-las por muito tempo. Além disso, elas já estão no seu smartphone. Ainda assim, nenhuma das alternativas é tão integrada com o Android quanto o Siri é com o iOS, nenhum entende linguagem comum tão bem, ou é capaz de ter o mesmo nível de conversa com você.

Função: Lembretes baseados em localização; Solução: ReQall, Astrid ou Remember the Milk

O que é: Reminders é um gerenciador de tarefas fornecido pela Apple que dá suporte a notificações baseadas em localização. Já que os lembretes estão cientes da localização, você pode marcar áreas em um mapa, onde algumas tarefas supostamente devem ser completadas. Quando você chega, ou sai de uma dessas áreas, você será alertado para fazer uma tarefa relevante àquele local.

Como conseguir isso: O Android tem diversos gerenciadores de tarefas que tão suporte à localização. Nenhum deles vem incluso no SO, mas muitos deles são mais ricos em funções do que o Reminders. ReQall Pro (U$2,99 por mês ou U$24,99 por ano) é um dos meus pps de tarefas favoritos para o Android, em parte porque ele irá alertar você quando você estiver próximo de um local onde uma tarefa precisa ser completada. Você pode configurar quantos locais quiser, e quando adicionar as tarefas, apenas precisará atribuí-las a um local e o app faz o resto. O Astrid é uma alternativa gratuita, mas você irá precisar do Locale Add-On (U$1,49) para alertas baseados na localização. O Remember The Milk Pro (U$25 por ano) é outra alternativa robusta, com funções baseadas em localização.

Função: Atualizações da câmera; Solução: CameraZoom FX

O que é: iOS 5 aumenta a velocidade da câmera e fornece um novo grid para a câmera que torna alinhar e enquadrar as suas fotos com mais facilidade.

Como conseguir isso: O CameraZoom FXnosso app de câmera favorito para Android custa apenas U$5 no Android Market, mas por essa grana, você consegue a habilidade de configurar quais botões do hardware acionam a sua câmera e você tem um grid na câmera para alinhar a sua foto.

Você também ganha filtros para aplicar nas suas fotos, opções para ajustar o white balance, a habilidade de disparar em modo burst, e fazer upload para o Facebook, Twitter, Flickr e outros serviços com apenas um toque. Se você estiver procurando um app de câmera poderoso, é esse. Se você quiser simular o acesso à câmera com um toque do iOS 5, o previamente mencionado Widgetlocker permite que você adicione um ícone para a câmera logo na lock screen do seu aparelho, então você pode clicar nele e ir direto para o app da câmera, mesmo que o seu smartphone esteja travado.

O resto

Twitter: Já está disponível. O iOS 5 finalmente integra o Twitter de maneiras que ele não fazia anteriormente. Você pode salvar as suas credenciais do Twitter no iOS, e isso abre a porta para outros desenvolvedores fazerem apps e serviços que aproveitem essa integração. Mas nada disso é novo para usuários de Android: O app oficial do Twitter já é considerado um app do sistema em muitos dispositivos Android, e quando você faz login, o app irá sincronizar os seus amigos do Twitter e seguidores com a sua lista de contatos (se você escolher assim,) e irá manter a sua conta do Twitter sincronizada com o seu dispositivo regularmente – juntamente com as suas contas do Google.

Newsstand: App do Kindle. A Amazon atualizou o app do Kindle para dar suporte a assinatura de jornais e revistas há muito tempo, e você pode comprar fazer assinatura de revistas dentro do app. Mais editoras estão considerando colocar suas próprias “lojas” de revistas no Android em um futuro próximo. Entretanto, jornais no Android ainda estão meio complicados, e não há um único aplicativo de autoria do Google para gerenciá-los no seu smartphone ou tablet Android.

Formatação de texto no e-mail e visualização do calendário: Já está disponível. O iOS 5 oferece alguma formatação de texto no app padrão de e-mail, como texto em negrito, itálico ou sublinhado. O app do Gmail para Android, o app de e-mail padrão para android e no nosso app de e-mail favorito para o Android, K-9 Mail, nenhum tem essa função por enquanto. Não é algo terrivelmente importante, mas já que está disponível no iOS, ele deve chegar em breve no Android. Quanto à nova visualização do calendário no iOS 5, os apps padrão de calendário do Android já tem visualização de dia/semana/mês, e  a habilidade de gerenciar vários calendários, contanto que eles já tenham sido adicionados à sua conta do Google na web.

A palavra final em customização

Conforme dissemos anteriormente, isso não é para ser um guia de como enfiar o iOS 5 no seu dispositivo Android. Existem inúmeras outras funções menores que a Apple introduziu no iOS que não tem similares no Android, ou que nenhum app simula perfeitamente. Os fãs de Android irão dizer “Eu não comprei um dispositivo Android para ter um iOS,” e os fãs de iOS irão dizer “se você quiser o iOS, simplesmente compre um iPhone”, mas nunca é tão simples.

Conforme um SO mobile melhora e introduz novas funções que as pessoas querem usar, todos os seus aparelhos irão evoluir e crescer para atender a demanda. Ao mesmo tempo, se você assistiu ao lançamento do iOS 5 e se perguntou se havia uma maneira de colocar algumas dessas funções úteis no Android, esperamos ter conseguido mostrar o caminho.

Existem outras funções do iOS 5 que você quer no seu dispositivo Android? Talvez existam outros apps que você prefere para simular as funções acima. Compartilhe nos comentários abaixo.