Por Alan Henry.

Friday, um novo assistente pessoal para Android que fica de olho nas coisas que você faz com o smartphone, coleta e organiza tudo em um tipo de “Wikipedia pessoal” totalmente sobre você. Ele usa esse banco de dados para ajudá-lo a tomar decisões sobre para quem ligar, quando ir e como gastar seu tempo. Você pode fazer perguntas ao Friday sobre a sua própria vida e atividades, e o app lhe dará as respostas.

O Friday é novo e ainda está em beta, então espere alguns erros, mas a ferramenta é projetada para lhe dar um conjunto de “análise pessoal”, o que significa, na prática, que o app pode responder perguntas como “quanto tempo eu gasto indo e voltando do trabalho?” ou “quando foi a última vez que liguei para minha mãe?” com precisão absoluta, porque ele sabe quando tempo você gasta no trânsito todo dia e já sabe quando foi a última vez que falou com a sua mãe — e com que frequência você liga para ela.

Embora o Friday queira usar todos esses dados para montar a sua “Wikipedia”, ele não serve só para organizar informações úteis — os “Applets” do serviço permite que desenvolvedores terceiros criem plugins para o app que o ajudarão a proativamente usar as informações. Por exemplo, se você costuma gastar muito tempo fazendo streaming via 3G, um desenvolvedor poderia criar um applet para encontrar redes Wi-Fi próximas quando você normalmente faz stream de música. No momento, o único applet disponível é um que cria automaticamente um mapa dos lugares por onde você viajou e quanto tempo levou para chegar a cada um dos locais, mas os desenvolvedores por trás do Friday dizem que há mais coisas a caminho.

Se tudo isso soa meio medonho, tudo bem: o app usar a sua Conta Google para começar e pode ser conectado ao Facebook, Twitter e foursquare para aprender mais sobre você. O app usa todos esses dados que ele coleta estritamente para melhorar o app e lhe prover o serviço, e a sua política de privacidade é bastante clara sobre o assunto, mas definitivamente ele não é para qualquer um.

O beta do Friday está aberto e você pode baixar o app direto do site oficial ou do Google Play. Se você estiver em busca de uma forma de quantificar suas atividades diárias e sempre quis conduzir uma pesquisa sobre a sua própria vida e hábitos, este app merece uma olhada. [Friday]