Lista mostra os 20 apps que mais devoram a memória do seu smartphone

Aplicativos de viagens, de carona e redes sociais estão na lista. Veja as principais dicas de como economizar a memória do smartphone
Lista mostra os 20 apps que mais devoram a memória do seu smartphone
Imagem: Pixabay/Reprodução

Para quem sofre com um smartphone com pouca memória, o serviço pCloud analisou os 100 aplicativos mais populares da atualidade e identificou aqueles vilões que mais ocupam espaço de armazenamento dos aparelhos.

whatsapp invite banner

Além de limitar a memória reservada para apps, arquivos e mídias, um celular com o armazenamento lotado também fica mais lento e suscetível a travamentos. Por isso, a recomendação é ter mais atenção e selecionar melhor os aplicativos que são instalados no dispositivo.

O ranking dos aplicativos mais exigentes de memória é liderado pelo da empresa aérea United Airlines – que exige nada menos que 437,8 MB de memória do celular. Ele é seguido pelo app de transporte Lyft (325,1 MB) e do seu rival Uber (299,6 MB).

A lista segue com o aplicativo fitness Fitbit, a rede social Facebook, o serviço de entregas Uber Eats e a carteira digital PayPal. Tem ainda o de videoconferência Microsoft Teams, a plataforma de vídeos YouTube, de aluguel AirBnb, além das redes sociais TikTok e LinkedIn. Cada um destes aplicativos ocupa pelo menos 200 MB do armazenamento do celular.

Confira abaixo o ranking completo:

Acima de 400 MB de memória:

#1 – United Airlines

Acima de 300 MB de memória:

#2 – Lyft
#3 – Uber

Acima de 200 MB de memória:

#4 – Fitbit
#5 – Facebook
#6 – Uber Eats
#7 – PayPal
#8 – Microsoft Teams
#9 – YouTube
#10 – Airbnb
#11 – TikTok
#12 – LinkedIn
#13 – Snapchat
#14 – Yelp

Acima de 100 MB de memória:

#15 – AOL
#16 – Duolingo
#17 – Google Classroom
#18 – Nike
#19 – My McDonald’s
#20 – YouTube Music

Como economizar na memória do celular?

Na análise feita pelo pCloud, alguns apps podem ser simplesmente deletados, sendo instalados apenas no momento quando eles forem necessários. É o caso do líder do ranking, o app da United Airlines, podendo ser usado apenas durante as férias ou para fazer uma viagem.

Outros aplicativos são mais difíceis de serem simplesmente removidos, como é o caso do Uber, que é muito usado no dia a dia. A solução para economizar memória seria escolher apenas um serviço de carona por aplicativo, em vez de ter apps de várias plataformas ao mesmo tempo.

Outra dica é substituir os apps mais “gastões” por aqueles mais “econômicos”. Por exemplo, em vez do Microsoft Teams, que requer 232,2 MB de espaço, pense na possibilidade de substituí-lo pelo Zoom, que ocupa apenas 82,1 MB da memória, ou o Skype, que precisa de 111,2 MB.

Além disso, contrate um serviço que permite sincronizar arquivos, fotos e vídeos na nuvem, liberando um espaço extra no celular.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas