O Google anunciou hoje que o Android 5.0 será distribuído a todos os dispositivos Nexus, e começou a liberar a atualização para os usuários. Se você tem um Nexus 5, Nexus 10, Nexus 7 2012 ou Nexus 7 2013 (nas versões Wi-Fi ou 3G), já pode pegar o Lollipop.

A atualização está sendo distribuída via OTA, então você pode ir em Configurações > Sobre o telefone > Atualizações do sistema e tocar em Atualizar.

Como nota o Android Police, se você está usando o preview para desenvolvedores ou uma ROM customizada, precisa voltar para o Android padrão para receber o Lollipop oficial via OTA.

Como instalar agora mesmo

O Google também disponibilizou as imagens de fábrica do Android 5.0. Elas permitem que você instale o Lollipop agora mesmo no seu Nexus, mas tem um porém: isso requer um pouco de experiência e apaga tudo no seu celular (ou tablet).

Se você estiver com pressa, então baixe a imagem do Android 5.0 para o seu dispositivo neste link; e baixe o Android SDK neste link. Depois, siga as instruções deste tutorial: você terá que usar a linha de comando para desbloquear o bootloader e instalar a imagem de fábrica.

Lembre que este processo vai remover todo o conteúdo do seu celular, então faça backup dos seus arquivos e apps (usando o Helium ou Titanium Backup). Na dúvida, espere pela atualização OTA.

E o Nexus 4?

Se você tem um Nexus 4, precisa esperar mais um pouquinho pela atualização oficial; o Google não revela nenhuma data específica.

Mas se você quiser o Lollipop agora mesmo (e for um usuário experiente), boa notícia: o brasileiro Anderson Aragão levou o Android 5.0 para o aparelho. É preciso instalar o ClockworkMod (instruções em vídeo aqui) e baixar a ROM no XDA Developers. Isto apaga todos os dados do seu Nexus 4; faça um backup antes.

Se você não tem um dispositivo Nexus, confira no link abaixo quando (ou se) ele receberá o Lollipop da fabricante.

>>> Os smartphones e tablets que vão receber atualização oficial para o Lollipop

Atualizado às 20h24