_Ciência

Lubrificante à base de muco de vaca é eficaz contra HIV e herpes

O produto testado em laboratório poderá ser utilizado como proteção extra, agindo caso o preservativo falhe ou seja usado incorretamente

Lubrificante à base de muco de vaca é eficaz contra HIV e herpes

Foto ilustrativa. Imagem: CDC/Unsplash/Reprodução

Pesquisadores do Instituto Real de Tecnologia, na Suécia, desenvolveram um gel lubrificante à base de muco de vaca capaz de reduzir as chances de infecção por HIV (vírus da imunodeficiência humana) e HSV-2 (vírus da herpes simples 2).

O produto é derivado da mucina, proteínas produzidas pelo corpo humano que formam o muco. Elas atuam na lubrificação e também na sinalização celular para a formação de barreiras químicas, impedindo a proliferação de patógenos. 

Neste caso, os pesquisadores utilizaram a mucina bovina em sua forma purificada. Usar as moléculas naturais permitiria uma maior chance de sucesso aos cientistas do que polímeros sintéticos, que poderiam causar efeitos colaterais ou mesmo gerar resistência, como ocorre com outros compostos antivirais.

O funcionamento é simples: no corpo humano, as moléculas de mucina podem se ligar e prender partículas de vírus, eliminando-as através da renovação ativa do muco. O gel lubrificante replica essa função de autocura, permitindo a umidade do muco e a prevenção contra infecções.

Durante testes em laboratório, o produto se mostrou 70% eficaz contra o HIV e 80% eficaz contra o vírus da herpes. Além disso, a mucina ajuda a diminuir a ativação de células imunes, impedindo a replicação do HIV. O estudo completo foi publicado na revista Advanced Science.

O lubrificante pode ser usado tanto em relações heterossexuais como homossexuais. De acordo com os cientistas, ele poderá servir de alternativa quando o uso de preservativos não for uma opção viável ou mesmo como proteção extra, agindo caso o preservativo falhe ou seja utilizado incorretamente.

Sair da versão mobile