Mac Studio: por que o M1 Ultra é 2 kg mais pesado que o M1 Max?
Após o evento de lançamentos da Apple desta terça-feira (8), que trouxe a público um novo desktop Mac Studio, ficou uma dúvida no ar: por que uma das versões é 2kg mais pesado que a outra?
O desktop veio em duas versões, uma com o mesmo chip M1 Max usado nos modelos MacBook Pro 2021, e uma segunda com um chip M1 Ultra, que são dois chips M1 Max interconectados que operam como um único chip. A segunda, bem mais pesada que a primeira.
Ao site The Verge, a Apple explicou que a mudança de peso está ligada a configuração térmica de cada máquina. Segundo a Apple, o M1 Ultra possui um módulo térmico de cobre, enquanto o M1 Max possui um dissipador de calor em alumínio. O cobre é mais pesado que o alumínio, e por isso a diferença de peso. O M1 Max Mac Studio pesa 2 kg, enquanto a versão M1 Ultra pesa 3,78 kg.
“Eles têm a mesma fonte de alimentação de 370 W. O peso adicional é devido ao M1 Ultra ter um módulo térmico de cobre maior, enquanto o M1 Max possui um dissipador de calor de alumínio”, explicou a Maça.
Vale ressaltar que o cobre não é necessariamente melhor que o alumínio. Mas é usado com certa frequência em configurações de resfriamento de computadores mais potentes e pode ajudar a Apple a girar os ventiladores com menos frequência.
O Mac Studio pe um novo desktop voltado para profissionais do audiovisual, equipado com o chip M1 Max e que fornece desempenho 50% superior ao MacBook Pro. O novo produto lembra a aparência de um Mac Mini e tem custo a partir de R$ 22.999.
O Mac Studio é compatível com o novo monitor Studio Display — também lançado hoje –, que conta com uma tela de 27 polegadas e resolução 5K. O monitor também possui uma câmera ultrawide de 12 megapixels e estará disponível para reservas a partir de 18 de março, com preços a partir de R$ 17.999.