O controle de qualidade e decisões de design da Apple com seus MacBooks definitivamente precisam ser questionados. A companhia anunciou uma série de recalls e programas de reparo nos últimos tempos. Isso significa que o seu MacBook pode precisar de uma substituição de bateria, teclado, placa lógica, luz da tela, SSD ou outro componente.

Mesmo que o seu laptop esteja funcionando normalmente, vale a pena verificar se ele não é elegível em algum dos programas de reparo – principalmente em casos mais graves, como o de superaquecimento de bateria, que pode causar incêndios. Além disso, é um jeito de evitar dores de cabeças futuras e ter certeza de que o seu computador vai funcionar como deveria.

A Apple tem páginas específicas para cada um dos programas de reparo. Na maioria dos casos, tudo o que você precisa fazer é pegar o número de série de seu MacBook e inserir na página correspondente.

Se o seu computador tiver sido afetado, agende um horário para levá-lo até uma assistência técnica autorizada da Apple – independente de o seu notebook estar ou não na garantia.

Como checar o modelo do seu MacBook e número de série

O primeiro passo é descobrir o nome e ano de seu computador e depois checar se ele está listado em alguns dos reparos que colocamos logo abaixo. Depois, você precisa anotar o número de série.

Para encontrar essa informação, é fácil. Clique no ícone da Apple na barra de menu que fica na parte superior da tela e em seguida clique em Sobre este Mac.

Menu Sobre Este Mac

Todas as informações necessárias irão aparecer na janela que se abrirá. O nome e ano de seu modelo está na primeira linha e o número de série é o último item.

Informações sobre o Mac

Você também pode checar o número de série na parte de baixo do seu MacBook ou ao lado do código de barras na caixa em que ele veio.

Quais são os MacBooks que precisam de troca ou reparo?

A Apple tem uma página para seus programas de extensão de reparo e troca. Abaixo, listamos todos os computadores com problemas até agora e há um link para você ir direto na página consultar com o seu número de série se é preciso levá-lo até a assistência.

MacBook Pro de 15 polegadas (vendidos entre setembro de 2015 e fevereiro de 2017). Alguns desses notebooks são elegíveis para a troca de bateria, já que elas podem superaquecer. A Apple recomenda que, se você tiver sido afetado, não use mais o computador até a troca.

MacBook Pro de 13 polegadas sem Touch Bar (vendidos entre outubro de 2016 e outubro de 2017). Esses computadores também estão elegíveis para trocar a bateria, mas pelo fato de elas poderem expandir.

MacBook Pro de 13 polegadas sem Touch Bar (vendidos entre outubro de 2016 e fevereiro de 2018). Alguns desses modelos possuem uma falha na unidade de estado sólido (ou SSD), que pode resultar em perda de dados e falha na unidade.

MacBook Pro de 13 polegadas com Touch Bar (vendidos entre outubro de 2016 e fevereiro de 2018). Alguns desses notebooks podem apresentar problemas na luz de fundo da tela, como áreas verticais iluminadas de forma contínua ou intermitente na parte inferior da tela ou até mesmo mau funcionamento completo do display.

MacBook Pro de 13 polegadas sem Touch Bar (vendidos a partir de meados de 2016 e início de 2018). Trata-se do mesmo problema do modelo acima.

MacBook Air Retina de 13 polegadas (vendidos em 2018). A Apple identificou falhas na placa lógica em um “número muito pequeno” desse modelo. Ele não está listado na página, então recomenda-se que você leve o seu computador até uma Apple Store ou uma assistência autorizada para checar se ele precisa de reparo.

Teclado do MacBook não funciona direito

Novo teclado borboleta do MacBook Pro sendo desmontado
Imagem: iFixit

Muitos dos novos MacBooks possuem problemas com o teclado, que incorporou o sistema borboleta desde 2015. As teclas podem parecer travadas, pegajosas e fazer com que caracteres não sejam registrados ou fiquem repetidos.

A lista de computadores elegíveis é extensa, mas note que se o seu laptop não apresentar um dos problemas citados pela Apple, eles não farão o reparo. É preciso mostrar que o notebook realmente tem problemas no teclado. .

  • MacBook (Retina, 12 polegadas, início de 2015)
  • MacBook (Retina, 12 polegadas, início de 2016)
  • MacBook (Retina, 12 polegadas, 2017)
  • MacBook Air (Retina, 13 polegadas, 2018)
  • MacBook Pro (13 polegadas, 2016, duas portas Thunderbolt 3)
  • MacBook Pro (13 polegadas, 2017, duas portas Thunderbolt 3)
  • MacBook Pro (13 polegadas, 2016, quatro portas Thunderbolt 3)
  • MacBook Pro (13 polegadas, 2017, quatro portas Thunderbolt 3)
  • MacBook Pro (15 polegadas, 2016)
  • MacBook Pro (15 polegadas, 2017)
  • MacBook Pro (13 polegadas, 2018, quatro portas Thunderbolt 3)
  • MacBook Pro (15 polegadas, 2018)
  • MacBook Pro (13 polegadas, 2019, quatro portas Thunderbolt 3)
  • MacBook Pro (15 polegadas, 2019)

Veja aqui como prosseguir caso o seu computador esteja com defeito.

Processo de conserto

Se você verificar que o seu computador é elegível para qualquer um desses reparos, é preciso encontrar um Centro de Serviço Autorizado Apple (AASP), ou você pode marcar um horário em uma Apple Store.

A Apple fará uma avaliação de seu computador para certificar que ele é elegível para qualquer um dos reparos. Em cada página, eles informam qual é o tempo estimado para devolver o produto.

Lembre ainda de fazer um backup de seus dados, pois é possível que o computador venha totalmente restaurado.

Se o seu notebook foi afetado por qualquer um desses problemas e você pagou pelo conserto em uma assistência autorizada da Apple, é possível pedir reembolso. Para isso, entre em contato com a companhia por telefone