Você esperou até agora para comprar a nova geração do iPhone? Pois é, agora ficou difícil achar o aparelho: algumas lojas não tem mais o 3GS em estoque, nas lojas virtuais das operadoras ele está indisponível, e a Vivo tem uma surpresinha pra clientes pré-pago — o iPhone ficou R$400 mais caro.

O iPhone 3GS está à venda desde 28 de agosto, e já sumiu de algumas lojas: desde sábado, a loja virtual da Claro não disponibiliza mais o 3GS— e, segundo a operadora, o iPhone está em falta em suas lojas físicas também. A TIM também disse que sofreu com falta de aparelhos.



E isso, apesar do preço do iPhone 3GS: o menor preço é o da Vivo, R$749 com um plano mensal de meros R$585 pelo modelo de 16GB. Nos EUA, onde o iPhone é vendido com exclusividade por uma só operadora, ele custa US$199 (R$360) com plano mensal a partir de US$70 (R$130) — mas você tem que ficar com a operadora por 24 meses. Só que isso não explica a diferença gritante no preço: a gente sabe que certos produtos a bons preços no exterior são vendidos no Brasil como artigos de luxo.

E a Vivo não se pronunciou oficialmente quanto ao aumento do preço do iPhone 3GS no plano pré-pago. A assessoria de imprensa não tinha estimativa do impacto desse aumento nas vendas do iPhone, mas imagino que seja pouca coisa. Afinal, o aumento vale só para o plano pré-pago: a graça do iPhone está em usar a internet, o que requer um bom plano de dados, e quem tem dois mil reais pra comprar um celular provavelmente tem grana pra adquirir um plano pós-pago. [IDG, Info; Blog do iPhone via TudoCelular; imagem via Flickr]