Essas são as palavras de Rogério Takaynagi, diretor de marketing da TIM, ao Estadão. A novidade começou a ser ensaiada no fim do ano passado, quando a operadora passou a vender alguns aparelhos desbloqueados, mais simples. Mês que vem ela aplicará a regra para quase todo mundo: as exceções à salutar regra serão o iPhone e os Blackberrys, por questões contratuais. A TIM resolveu dar uma de boa moça, mas a verdade é que a Anatel provavelmente soltará uma norma ainda este mês proibindo a venda de celulares bloqueados.

Mas Rogério diz que a TIM quer, na verdade, mudar a mentalidade do usuário. Hoje, no Brasil, não há muita vantagem para se comprar um telefone desbloqueado e levar para sua operadora favorita (ou menos odiada). Na Vivo, por exemplo, eu paguei R$ 599 para ter o Milestone no plano Vivo Você 200. Se alguém comprar um Milestone desbloqueado por R$ 1.800 e fizer o mesmo plano, pagará a mesma tarifa mensal. Tudo bem, eu ficarei "preso" por pelo menos um ano na operadora, mas é justo que eu pague o mesmo tanto que alguém que não teve o descontão no smartphone?



A TIM começou a rever essa distorção, dando desconto nos planos para as pessoas que compravam só o chip.

Há três meses, a TIM passou a oferecer a alternativa de dar desconto no valor do pacote do sistema pós-pago em vez do subsídio ao aparelho. O desconto depende das características de cada plano, mas, segundo o diretor, supera em muitos casos 60% do valor do telefone que o cliente receberia de graça.

 Takayanagi disse que está acabando no Brasil o mito de que operadora de telefonia dá celular de graça. Para compensar o subsídio, explica, a tarifa acaba sendo mais cara ou o aparelho é de baixa qualidade. "O que a gente tem observado é que o cliente já começa a entender que é uma vantagem para ele ter o desconto", afirmou.

Nos EUA, a tarifa para quem usa o celular comprado desbloqueado é menor. No Brasil, não sabemos se o que a TIM experimenta é uma tendência ou uma tentativa de ganhar mercado. O que vocês acham?

UPDATE: Como lembrou o Siciliano, a Oi faz algo parecido. Você compra um aparelho com ela e tem a opção de ter desconto na conta nos próximos 10 meses ou receber um crédito no seu cartão em 10 vezes. De uma forma ou de outra, o que rola é uma fidelização, apesar da Oi pregar a "liberdade" e esse blablabla.