Ciência

Mãe do ator Jack Black foi essencial para missão Apollo 13, conheça essa história

Antes de ser mãe de um astro de Hollywood, Judith Love Cohen foi uma engenheira aeroespacial importante da Apollo 13. Confira mais sobre sua trajetória
Imagem: Instagram Jack Black/ Reprodução

Jack Black é um ator famoso de Hollywood, conhecido por filmes como “O Amor é Cego”, “Escola do Rock” e “Jumanji”. Mas há outra pessoa em sua família que também merece tamanho reconhecimento: sua mãe, Judith Love Cohen, que salvou a missão espacial Apollo 13.

Engenheira da Space Technology Laboratories, que depois se tornou parte da empresa TRW, ela ficou responsável por traçar um plano de aborto da missão, caso algo saísse errado e os astronautas tivessem que pausar o trajeto até à Lua para voltar à Terra.

Em abril de 1970, dois dias após a Apollo 13 ser lançada, um dos tanques de oxigênio da missão explodiu, obrigando os tripulantes a retornarem. Nessa ocasião, o plano de aborto utilizado foi aquele desenhado por Judith, e que salvou os astronautas.

View this post on Instagram

A post shared by Jack Black (@jackblack)

Duas missões no mesmo dia

O curioso da história é que, no dia em que terminou o plano de aborto da Apollo 13, Judith também deu à luz a Jack Black. De acordo com seu outro filho, Niel Siegel, ela frequentou o escritório no dia do parto e finalizou o trabalho apenas quando já estava no hospital, prestes a parir.

Ela realmente foi para o escritório no dia em que Jack nasceu. Quando chegou a hora de ir para o hospital, ela levou consigo uma impressão do problema em que estava trabalhando. Mais tarde naquele dia, ela ligou para o chefe e disse a ele que tinha resolvido o problema. E… ah, sim, o bebê também nasceu.

Niel Siegel, filho de Judith e professor da University of Southern California

Tudo isso aconteceu em agosto de 1969, sete meses antes da missão ser lançada à Lua.

Contudo, a história foi revelada no obituário de Judith, escrito por seu filho Neil, que também é engenheiro. Ele publicou a homenagem à mãe no site da University of Southern California, faculdade em que trabalha e onde Judith estudou.

Recentemente, a incrível história de vida da engenheira também ficou famosa no Tiktok, por meio do vídeo da microbiologista Maren Hunsberger. Veja abaixo.

@marenmicrobe

Reply to @soupguk correct version with the timings completely factually correct!!

♬ original sound – Maren Hunsberger

Vida e carreira de Judith Love Cohen

Primeiramente, antes de dar à luz a um astro de Hollywood e salvar a missão Apollo 13, a engenheira também trabalhou na equipe que criou o computador que orientou o míssil americano Minuteman. 

Além disso, Judith escreveu livros para inspirar a presença feminina nas ciências exatas, especialmente na área espacial. São dela as obras “Você Pode Ser uma Mulher Engenheira” e “Você Pode Ser uma Mulher Astrônoma”.

Ainda assim, a missão Apollo 13 pode ser considerada como o ápice de sua carreira profissional, como escrito por seu filho no obituário.

Minha mãe geralmente considerava seu trabalho no programa Apollo como o ponto alto de sua carreira. Quando o desastre atingiu a missão Apollo 13, foi o Sistema de Orientação de Aborto que trouxe os astronautas de volta para casa em segurança. Judy estava lá quando os astronautas da Apollo 13 agradeceram às instalações da TRW em Redondo Beach.

Niel Siegel
Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas