Cultura

Maguila morre aos 66 anos; reveja suas maiores lutas

O ex-boxeador sofria de demência pugilística há mais de dez anos; o Giz Brasil conta um pouco de sua vitoriosa carreira e lembra três lutas que fizeram história
Imagem: Instituto Adilson Maguila/Reprodução

O ex-pugilista José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morreu nesta quinta-feira (24) aos 66 anos. A informação foi divulgada pelo Instituto Adilson Maguila e confirmada pela esposa do ex-boxeador, Irani Pinheiro, ao programa “Balanço Geral” da TV Record.

Encefalopatia traumática

whatsapp invite banner

O ex-boxeador sofria de encefalopatia traumática crônica, diagnosticada em 2013. A doença é conhecida popularmente como demência pugilística em razão de sua alta prevalência entre ex-lutadores de boxe. A condição neurodegenerativa não tem cura e é causada por repetidas lesões no cérebro ou crânio.

O americano Muhammad Ali, considerado por especialistas o maior boxeador da história, também sofreu com a condição no final de sua vida.

Quem foi Maguila

Adilson “Maguila” Rodrigues em 1988 – Imagem: Reprodução/Instagram (adilsonmaguilarodrigues)

Maguila é considerado uma lenda do boxe brasileiro. Ao longo de seus 17 anos de carreira, construiu um cartel impressionante. Ao todo, foram 85 lutas, sendo 77 vitórias, 61 delas por nocaute. Durante sua trajetória, o lutador foi campeão brasileiro, sul-americano, latino-americano e mundial.

O boxeador nasceu em Aracaju, Sergipe, e foi para São Paulo aos 14 anos. Inicialmente, trabalhou como ajudante de pedreiro. Anos depois, a carreira no boxe começou quando o treinador Ralph Zumbano, da academia BCN, o acolheu após uma indicação.

Com porte físico privilegiado e demonstrando muito talento para o boxe, Maguila ficou conhecido no meio do esporte aos 22 anos, quando sagrou-se campeão da “Forja dos Campeões”, torneio amador que lançou grandes nomes do boxe como Eder Jofre e Acelino “Popó” de Freitas.

Estreia tardia

Sua estreia no boxe foi um pouco tardia, mas a preparação foi fundamental para que o atleta atingisse o nível que demonstrou ao longo de sua carreira. Zumbano, seu treinador, que também era tio de Eder Jofre, preferiu estender sua preparação um pouco além do normal para seu jovem aluno um lutador mais sólido e consistente.

Durante o período em que lutou na categoria peso-pesado, acima de 90 kg, o brasileiro enfrentou lendas do esporte, como Evander Holyfield, considerado um dos maiores pugilistas de todos os tempos. A luta, que ocorreu em 15 de julho de 1989, terminou com vitória por nocaute do americano no segundo round. Maguila também enfrentou o também estadunidense George Foreman, combate no qual também acabou nocauteado no segundo round.

Sua carreira terminou em 2000 após a derrota para o brasiliero Daniel Frank. Fora do boxe, Maguila foi comentarista satírico de economia no programa “Aqui Agora”, do SBT,  nos anos 90 e, após sua aposentadoria, participou do elenco do “Show do Tom” e também lançou o álbum de samba “Vida de Campeão”.

Reveja as principais lutas da carreira de Maguila:

Maguila x Evander Holyfield (15 de julho de 1989)

Maguila x Daniel Falconi (18 de maio de 1986)

Maguila x George Foreman (16 de junho de 1990)

 

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas