Mais de 500 pedras: complexo megalítico na Espanha pode ser um dos maiores da Europa
Uma área de 600 hectares na cidade de Huelva, no sudoeste da Espanha, havia sido destinada a plantação de abacates. Porém, antes de preparar o terreno, arqueólogos pediram permissão às autoridades para pesquisar o local, pois acreditavam que a região guardava um significado histórico.
Isso se concretizou. A equipe da Universidade de Huelva encontrou um complexo megalítico que parece ser um dos maiores já descobertos na Europa. O achado foi descrito na revista Trabajos de Prehistoria.
Foram encontrados desde alinhamentos megalíticos até cromeleques (círculos formados por pedras) e dólmens (espécie de túmulo coletivo). Todas as construções estavam em bom estado de conservação.
Mas o destaque vai para as pedras eretas. Havia 526 dessas no local, algumas em pé e outras no chão. A altura dos pedregulhos variava entre um e três metros.
Os monumentos estavam dentro da propriedade La Torre-La Janera e parecem ter sido erguidos entre o quinto e sexto milênios antes de Cristo. Parte das rochas estão enterradas profundamente e devem ser recuperadas dentro dos próximos anos.
Há, no total, 26 alinhamentos e dois cromeleques no complexo megalítico. Os círculos estão localizados no topo de colinas e parecem ter permitido a visão do nascer do Sol durante os solstícios de verão e inverno e os equinócios de primavera e outono.
O processo de escavação deve durar até 2026. Porém, as autoridades acreditam que, no início do próximo ano, o público já poderá visitar uma parte do local.