A Adidas divulgou na última quinta-feira (31) a “Al Rihla”, a bola oficial que será utilizada durante os jogos da Copa do Mundo do Catar (confira os grupos abaixo). Esta é a 14ª bola consecutiva que a marca desenvolve para o Mundial.

O nome dela significa “A Jornada” em árabe, e foi inspirado na arquitetura, barcos e na bandeira do Catar. O desenvolvimento da bola envolveu testes rigorosos em laboratório, no interior de túneis de vento e também em campo, claro.

A nova bola conta com uma superfície formada de poliuretano com micro e macro texturas, além de um novo formato de painel com 20 peças, que melhora a aerodinâmica e estabilidade de voo, garantindo maior precisão para os jogadores durante os confrontos em campo. De acordo com a marca, ela é a bola mais rápida utilizada em partidas da Copa até então –uma informação que foi repetida nesta sexta-feira (1), durante o sorteio dos grupos da Copa 2022.

Além disso, a “Al Rihla” também é a primeira bola da Copa do Mundo que utiliza tintas e colas feitas à base de água, mais sustentável. A bola tech vem ainda com cores ousadas e vibrantes que, segundo a Adidas, serve para transmitir a ideia de velocidade e “animar jogadores e fãs ao redor do mundo”.

Iniciativas sociais

Do valor total arrecadado nas vendas líquidas da bola oficial, 1% será revertido para a organização Common Goal, voltada para ações de caridade em comunidades locais.

A Adidas pretende fazer ações promocionais em 10 cidades ao redor do mundo, apresentando a bola ao lado de grandes jogadores da Copa, entre eles, o brasileiro Kaká.

No Brasil, a “Al Rihla” já está à venda exclusivamente no site oficial da Adidas por R$ 999,99.

Sorteio de grupos

Na tarde desta sexta (1) a Fifa sorteou os grupos que vão competir na Copa do Mundo do Catar. O Brasil ficou no Grupo G, e vai enfrentar as seleções da Sérvia, Suíça e Camarões.

Veja as chaves:

  • Grupo A: Catar, Equador, Senegal, Holanda
  • Grupo B: Inglaterra, Irã, Estados Unidos, País de Gales/Escócia/Ucrânia
  • Grupo C: Argentina, Arábia Saudita, México, Polônia
  • Grupo D: França, Peru/Emirados Árabes/Austrália, Dinamarca, Tunísia
  • Grupo E: Espanha, Costa Rica/Nova Zelândia, Alemanha, Japão
  • Grupo F: Bélgica, Canadá, Marrocos, Croácia
  • Grupo G: Brasil, Sérvia, Suíça, Camarões
  • Grupo H: Portugal, Gana, Uruguai, Coreia do Sul

A Copa do Mundo do Catar começa no próximo dia 21 de novembro, no estádio Al Bayt, com o confronto entre Catar e Equador. A estreia da seleção brasileira será no dia 24 de novembro, contra a Sérvia. Já a final está marcada para 18 de dezembro.