E se o teclado e o mouse deixassem de ser os métodos de entrada de dados principais do seu PC? E se fosse possível usar qualquer coisa? Não, qualquer coisa mesmo, como bananas, escadas ou até mesmo a tigela de água do seu gato? É o que a dupla Jay Silver e Eric Rosenbaum está propondo no (adivinhe…) Kickstarter.

Jay e Eric são doutorandos no Media Labs do MIT. A maluquice deles, que classificam como o “kit de invenções do século 21”, se chama MaKey MaKey. Além dos casos de uso pra lá de divertidos, o grande destaque do MaKey MaKey é a acessibilidade: não é preciso saber programação, eletrônica, sequer o que é uma placa de circuito impresso. Quando eles dizem que a brincadeira é para qualquer um, é para qualquer um mesmo.

O MaKey MaKey é uma plaquinha pequena com setas e duas bolas desenhadas. Ela é cheia de futos para conectar os fios ali e, depois, aos objetos que ganharão vida para interagir com o computador. Uma das bolas é a barra de espaço do teclado; a outra, o botão esquerdo do mouse. E é assim, ligando esses desenhos a quaisquer objetos do mundo real, que a mágica acontece.

No vídeo demonstrativo, eles usam uma escada para tocar piano, massinha de modelar como joystick para um jogo do Mario, baldes de água no lugar do tapete de Dance Dance Revolution e até uma tigela com água para o gato como shutter da câmera. Tudo utilizando o conceito básico de conexão — para a galera gamer, a plaquinha funciona mais ou menos como o Joy2Key para objetos dos mais diversos. E para os avançados, há extensores na parte de trás para usar mais teclas, o mouse e até um módulo Arduino (!).

Sendo um projeto de crowdfunding, existe uma cota mínima para que ele se torne realidade. A meta era US$ 25 mil; nesse momento já está perto de chegar a dez vezes esse valor — e ainda falta 19 dias para acabar o prazo de financiamento. A partir de US$ 35, os backers receberão um kit completo do MaKey MaKey. Parece o tipo de inusitadamente divertida com possibilidades infinitas. [Kickstarter]