Tecnologia

Maps, Waze e Google Earth: tudo sobre as novidades anunciadas

Maps terá sugestões de IA e nova experiência de navegação

O Google Maps é uma das plataformas de mapas mais populares do planeta. De acordo com a gigante das buscas, a aplicação já ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários mensais e segue recebendo novidades em recursos e funcionalidades periodicamente para melhorar a experiência dos usuários.

Até o momento, o serviço de mapas já oferece imagens de satélite, visualização aérea, interação imersiva com o Street View, além de sugestões de transporte público e informações das condições do tráfego em tempo real, mas não para por aí. Agora, a plataforma está recebendo mais algumas novas funcionalidades.

Google Maps recebe novidades em IA

Assim como outras ferramentas populares da gigante das buscas, o Maps está recebendo novos recursos alimentados por IA generativa.

Com isso, além de adicionar destinos e visualizar rotas na plataforma, os usuários serão capazes de solicitar recomendações de lazer em determinadas áreas. Após pedir recomendações de restaurantes italianos, por exemplo, o usuário poderá visualizar uma lista de opções bem-avaliadas na região que sinalizou ao Google.

O aplicativo de mapas também receberá suporte para consultas ao Gemini que fornecerá respostas úteis sobre estabelecimentos comerciais, como os horários de funcionamento, se há algum espaço ao ar livre ou se o local é um lugar tranquilo e quieto para conversar com amigos.

Outro detalhe interessante é que o Google oferecerá uma versão resumida das avaliações de usuários, cujo principal objetivo é oferecer informações relevantes sobre estabelecimentos comerciais sem exigir muito tempo dos usuários da plataforma.

Inicialmente, estes recursos serão lançados para Android e iOS a partir desta semana e, posteriormente, devem chegar a mais regiões e mais idiomas.

Outras novidades do Google Maps

Além da IA, a plataforma está recebendo uma nova funcionalidade que promete deixar o ato de dirigir um pouco menos estressante. A partir da próxima semana, será possível adicionar paradas entre ponto de partida e destino para conhecer pontos turísticos, paisagens naturais e bons restaurantes recomendados pelo Google ao longo da rota, o que é especialmente útil em viagens longas.

A plataforma também está melhorando a visualização das rotas, exibindo de forma mais clara na tela do celular faixas na via, faixas de pedestre e placas de trânsito. O objetivo é tornar a navegação menos confusa e diminuir a incidência de conversões equivocadas ocasionadas pela forma de exibição desordenada do próprio app.

Waze inicia testes de reporte de incidentes na via por voz

O Waze é bastante conhecido por ter uma comunidade engajada e acostumada a compartilhar informações de incidentes nas vias, o que pode ajudar muitas pessoas a programar melhor suas rotas. Pensando nisso, a plataforma iniciará em breve testes de uma nova forma de reportar situações anormais no trânsito.

A nova funcionalidade, que terá testes iniciados a partir desta semana, permite que motoristas reportem incidentes e obstáculos na pista através de comandos de voz. Para acessar a funcionalidade basta tocar no ícone e começar a descrever o problema em voz alta e de forma natural. O Waze pode solicitar descrições adicionais para fornecer informações mais completas para seus usuários.

A plataforma também está facilitando o processo de adição de zonas escolares ao aplicativo. A funcionalidade, prevista para chegar nos próximos meses, tem como principal objetivo tornar a circulação de pedestres e motoristas nestas áreas mais segura. E também alertar motoristas para terem atenção redobrada em regiões com escolas.

Google Earth

O Google Earth, por sua vez, traz novas possibilidades para desenvolvedores de apps. A plataforma está facilitando a criação de ferramentas generativas baseadas no Gemini para oferecer informações úteis aos usuários usando seu banco de dados geográficos.

Um desenvolvedor de uma corretora de imóveis, por exemplo, pode utilizar a ferramenta para oferecer consultas sobre opções de lazer, supermercados e restaurantes próximos a propriedades. E isso pode ajudar os clientes mais exigentes no processo de decisão.

A inteligência artificial também promete transformar a maneira como organizações buscam insights dentro do Earth. Como exemplo, o Google mostrou uma empresa que deseja instalar mais pontos de recarga para veículos elétricos. Ela pode pesquisar os cinco códigos postais com menos carregadores de automóveis em determinada cidade.

Assim, a empresa espera que seus usuários gastem muito menos tempo em análise de dados e informações.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas