Japão tem máquina a vácuo para limpeza de vômito que vai ser bem útil neste fim de ano
Com a chegada do fim de ano, a galera às vezes dá uma exagerada no consumo de bebida alcoólica. É um fenômeno quase que mundial, mas em alguns lugares a ocorrência disso é maior e, como sabemos, a consequência disso é que mais pessoas acabam vomitando por aí.
A companhia japonesa de limpeza JR East Environment Access Co sabe bem das consequências das bebedeiras — nessa época do ano são registrados tipo uns 100 vômitos por noite na região da estação ferroviária Shinagawa, em Tóquio, bem acima da média de sextas-feiras convencionais, que é de 60. Para ajudar na remoção da sujeira, a empresa desenvolveu uma máquina a vácuo para limpar o vômito. As informações são do Japan Times.
(“Ah, mas o Japão não comemora o Natal, então por que rola isso?” Bem nessa época, trabalhadores e estudantes participam de bōnenkai [reuniões para esquecer o ano]. Então, que forma melhor de se esquecer do ano que deixando expelindo parte do que não foi bem digerido, não é mesmo?)
• A regra dos cinco segundos vai fazer você ficar doente
• “Golpe do vômito” engana passageiros do Uber nos EUA e acarreta taxas significativas
Normalmente, inclusive no transporte público ferroviário em São Paulo, o vômito é coberto com serragem para que o excesso de umidade seja absorvida e seja mais fácil removê-lo com uma vassoura e uma pá de lixo. A área é então higienizada. No entanto, é possível ainda ver houve um rastro de destruição pelo local.
Esta nova máquina usa uma espécie de pó branco que absorve o líquido mais rápido que a serragem. Aliás, o material provém da reciclagem de trituração de fraldas usadas por adultos (fraldas com defeito, não fraldas sujas, pois seria um desastre, né?). O fato é que este pó ajuda a assegurar que não ficarão vestígios.
Crédito: Jr East Environment Access Co
Na sequência, a máquina a vácuo suga os resíduos direto para um saco de lixo aparente. Durante o processo é também aplicado desinfetante para remover eventuais manchas e o cheiro.
“Pelo menos, esperamos que esta máquina ajude a minimizar o estresse associado a limpar vômito”, disse um porta-voz da companhia ao Japan Times.
A empresa, responsável pela limpeza de 400 estações japonesas, disse à publicação que começará a vender a máquina a partir de janeiro e que já recebeu vários pedidos de restaurantes e operadoras de ônibus. Espero que algumas dessas cheguem a tempo para o Carnaval no Brasil.