Mark Zuckerberg pode ser responsabilizado por uso inapropriado de dados de usuários do Facebook

Fontes familiarizadas com a investigação da Comissão Federal de Comércio dos EUA dizem que Zuckerberg é agora também alvo pessoalmente
Getty Images

Duas fontes familiarizadas com a investigação da Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) dizem que Mark Zuckerberg é agora também alvo pessoalmente da agência. De acordo com o Washington Post, a comissão quer responsabilizar o cofundador, diretor executivo e presidente da empresa — acredite, ele é tudo isso — pelo tratamento inapropriado dos dados de usuários do Facebook.

Considerando que Zuckerberg disse ao Congresso, no ano passado, que é responsável pelo que acontece no Facebook, a ideia da comissão de lhe atribuir a culpa pelos vários e vários erros da empresa faz todo o sentido.

Ser responsabilizado pode significar muitas coisas diferentes nos Estados Unidos. As fontes do Washington Post dizem que a ideia da FTC de penalidades inclui “supervisão reforçada”, assim como uma exigência de que Zuckerberg e outros executivos do Facebook “certifiquem as práticas de privacidade da empresa periodicamente ao conselho de administração”.

O jornal também informou que o Facebook está negociando uma multa de vários bilhões de dólares para resolver a atual investigação da FTC. Não está claro quanto desse dinheiro poderia sair do bolso de Zuckerberg.

O impacto simbólico de penalizar pessoalmente Mark Zuckerberg é certamente mais importante do que dinheiro, especialmente porque o empresário tem muito dele. O senador Richard Blumenthal, que recentemente criticou a FTC por ter demorado demais na investigação do Facebook, é certamente um fã da ideia de responsabilizar Zuckerberg.

“(Zuckerberg) Não estava apenas ciente da invasão de privacidade do consumidor pelo Facebook, ele a autorizou e minimizou publicamente preocupações legítimas”, disse Blumenthal ao Washington Post. “Responsabilizar pessoalmente Mark Zuckerberg e outros executivos de alto escalão do Facebook por futuras transgressões enviaria uma mensagem poderosa aos líderes empresariais dos Estados Unidos: você vai pagar um preço muito alto por driblar a lei e enganar os consumidores.”

Imagine só: uma empresa de tecnologia gerida por um imperador do século XXI prejudica os seus usuários inúmeras vezes, e, como resultado, o seu líder se mete em apuros. Parece que Zuckerberg também está pedindo por isso. Aqui está a citação completa da época em que Zuck cavou sua própria cova na frente da Comissão de Energia e Comércio da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos há quase exatamente um ano, ênfase minha:

Mas agora está claro que não fizemos o suficiente para evitar que essas ferramentas também fossem usadas para causar danos. Isso vale para notícias falsas, interferência estrangeira em eleições e discursos de ódio, bem como desenvolvedores e privacidade de dados. Não tivemos uma visão ampla o suficiente de nossa responsabilidade, e isso foi um grande erro. Foi um erro meu, e peço desculpas. Eu comecei o Facebook. Eu o administro e sou responsável pelo que acontece aqui.

Mas será que Zuckerberg quer mesmo dizer isso? E se a FTC decidisse recomendar acusações criminais, e o jovem bilionário fosse preso? Não há indício de que essa seja uma possibilidade. No entanto, como o Washington Post aponta em sua última reportagem, “o Facebook lutou ferozmente para proteger Zuckerberg como parte das negociações”, e, se as negociações fracassarem, o assunto pode acabar no tribunal.

Imagina o Mark Zuckerberg numa sala de audiências. Seria quase mais fascinante do que o circo no Capitólio, no ano passado, quando ele ficou na frente de várias câmeras e não conseguiu responder a diversas perguntas de legisladores. É possível que Zuckerberg tenha realmente medo que essa situação da FTC saia do controle e possa levar a coisas ruins acontecendo com ele pessoalmente. Apenas algumas semanas atrás, ele escreveu um artigo no Washington Post pedindo regulamentação externa. Zuck também postou o texto em seu perfil no Facebook. O segundo comentário mais popular diz: “Tenho fé em você, é por isso que uso o Facebook”.

[Washington Post]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas