Nosso vizinho planetário vermelho em breve estará ainda mais próximo e mais brilhante, pouco após Marte entrar em oposição, colocando-o em sua distância mais próxima da Terra desde 2005.

De acordo com a NASA, neste domingo (22), Marte esteve em oposição – ou seja, Sol e Marte estavam em lados opostos da Terra. Assim, o lado iluminado do planeta vermelho esteve visível durante toda a noite para astrônomos profissionais e amadores.

May_MarsOpposition)May22

Ontem, Marte esteve a uma distância de 76,3 milhões de km. Então, em 30 de maio, Marte estará a apenas 75,3 milhões de km, o mais próximo em onze anos.

Oposições ocorrem uma vez a cada 26 meses, porque a órbita de Marte demora cerca de duas vezes mais que a da Terra. Algumas oposições também são melhores que outras, devido à trajetória elíptica de Marte contra uma mais circular da Terra. Esses fatores estão se unindo para nos dar uma oportunidade de ver Marte mais de perto.

mars-apparent-size-2016

No entanto, se você quer ver a menor distância entre Marte e Terra, sua chance já passou. O recorde mais recente ainda é de 2003, quando o planeta vermelho esteve a apenas 56,3 milhões de km. Antes disso, a abordagem mais próxima foi há cerca de 60.000 anos, e especialistas esperam que esse recorde só seja quebrado em agosto de 2287.

Esta oportunidade de observação planetária vem dias após a NASA liberar novas imagens de Marte, mostrando alterações na superfície e revelando os efeitos da mudança das estações sobre o meio ambiente.

[NASA]

Imagens por NASA