A WBD (Warner Bros. Discovery), responsável pela plataforma de streaming Max (ex-HBO Max), tem planos de impedir o compartilhamento de senhas ainda em 2024. Assim como acontece em serviços de streaming rivais, como Netflix e Disney+, usuários que dividem a mesma conta devem ser separados e transformados em assinantes individuais.
JB Perrette, CEO da WBD e presidente global de streaming e jogos, disse que as novas políticas de senhas da Max começam a valer ainda este ano, com implementação mais ampla em 2025, segundo The Wrap. O comentário aconteceu durante a última Conferência de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da Morgan Stanley, em São Francisco, nos EUA.
A iniciativa de impedir o compartilhamento de senhas é consequência da queda de receita da WBD, no ano passado. Durante o quarto trimestre de 2023, a empresa arrecadou cerca de US$ 55 milhões. No mesmo período de 2022, o valor tinha sido de US$ 217 milhões.
Apesar de ter dado uma previsão para implementar a estratégia de, o CEO não detalhou como a empresa planeja aumentar a quantidade de assinantes únicos — se é por meio de uma taxa adicional ou proibição direta do compartilhamento de senhas na Max.
Nova política de senhas da Max deve se inspirar na Netflix
Vale lembrar que a Netflix implementou no ano passado uma taxa para compartilhar o perfil com usuários em residências diferentes. Na época, a medida visava aumentar a receita da plataforma de streaming, que vinha perdendo assinantes.
Para a empresa, muitos potenciais clientes que poderiam pagar pelo serviço não o faziam, porque tinham acesso a contas de amigos próximos ou familiares. Após proibir o compartilhamento de senhas, a Netflix realmente registrou um aumento na arrecadação no segundo trimestre de 2023.
É provável que a Max se inspire nos resultados para adaptar as políticas de compartilhamento de senhas no futuro.
Disney+ também vai proibir compartilhamento de senhas
Após ver os resultados da Netflix, a Disney decidiu adotar uma postura semelhante para o Disney+. Em setembro do ano passado, a empresa começou a enviar emails para usuários selecionados, avisando que apenas moradores de uma mesma residência poderiam usar o mesmo perfil, a partir de 1 de novembro.
A plataforma foi mais agressiva. Na mensagem, disse que os assinantes que não cumprissem com as regras poderiam ter limitações no uso da conta ou até mesmo encerramento do cadastro. A medida ainda não chegou ao Brasil, mas não deve demorar para isso acontecer.