Atualizado às 18h54 com um posicionamento da Tectoy

Em 2018, a Sega vai comemorar os 30 anos do Mega Drive, o icônico videogame que foi o primeiro console de toda uma geração. Para celebrar a data, a companhia vai lançar uma versão mini do Mega Drive ainda neste ano.

[Review] NES Classic Edition: um pequeno console retrô cheio de nostalgia
Nintendo Labo, a última engenhoca da Nintendo, é feita de papelão e custa US$ 70

Antes de achar que é mais uma iniciativa #gringoscopiando, a versão do Mega Drive lançada no Brasil recentemente era produzida e licenciada pela Tectoy. Essa versão vinha com 22 jogos na memória e suporte a cartuchos originais.

Versão do Mega Drive lançada no Brasil pela Tectoy em 2017

Voltando à versão gringa, a Sega atribuiu a missão de refazer o icônico Mega Drive para a AtGames. Essa empresa anteriormente já tinha feito o Sega Genesis Flashback — uma versão do Mega Drive com os controles de seis botões sem fio —, que foi lançado apenas nos Estados Unidos.

As análises por lá não foram muito boas. As principais críticas diziam respeito à qualidade do som dos games e à falta de cuidado em detalhes do console. Então, por ser uma versão comemorativa, que, pelo menos dessa vez, a AtGames se esforce em fazer um trabalho melhor.

De modo geral, o Mega Drive Mini deve seguir a linha do NES Classic Edition. E, como a opção da Nintendo, deve conter alguns jogos nativos e provavelmente não deve ter suporte a cartuchos — dado seu tamanho. As informações detalhadas do console devem ser liberadas com a proximidade do lançamento, que ainda não foi divulgado.

O Mega Drive Mini em perspectiva

Além de uma versão mini do console, a Sega planeja ainda lançar 15 títulos da plataforma para o Nintendo Switch como parte das comemorações dos 30 anos do Mega Drive. Estão entre as opções Sonic, Phantasy Star e Thunder Force 4.

Por ora, a iniciativa do Mega Drive Mini está sendo tratada apenas pela Sega e pela AtGames. Nós consultamos a Tectoy, que licencia o hardware no Brasil, para saber se eles devem trazer a versão miniatura do console. A resposta que eles mandaram foi a seguinte:

Por enquanto ainda estamos estudando o projeto e se ele faz sentido no nosso portfólio de produtos retro. Vale lembrar que a Sega fez apenas o anúncio oficial, mas ainda não liberou informações sobre os jogos e acessórios inclusos.

A data de lançamento do Mega Drive no Japão foi 20 de outubro de 1988. Só espero que a Sega não espere chegar o aniversário exato para começar a vender o aparelho. Seria uma oportunidade perdida esperar tanto tempo por um console que, provavelmente, foi o primeiro videogame de milhares de pessoas e deve despertar muita nostalgia.

[TechCrunch e The Verge]

Todas as fotos via Sega