Dos apps desta semana, três são exclusivos para determinadas marcas — dois para Samsung, um para Nokia. Problema para o Windows Phone como um todo ou apenas diferenciadores de cada fabricante? Confira esses e os demais apps da semana para o sistema móvel da Microsoft.

Imagefusion

Imagefusion (grátis): Uma das coisas mais legais, visualmente falando, do Zune Software era o fundo que ele gerava automaticamente. O programa pegava as capas dos álbuns, aplicava um filtro pesado com cores sóbrias, e usava essa colagem para embelezar a interface. O Imagefusion é a mesma coisa e, além das capas dos álbuns que você tem na coleção, permite capturar também fotos e imagens dos contatos. Na nova versão, atualizada recentemente, foi incorporada a possibilidade de escolher ou remover imagens individualmente do resultado. Apenas para Windows Phone 8.

Vixl

Vixl (R$ 2,49): Existe o Pixl para fotos, agora o Vixl chega para aplicar filtros em vídeos. São 14, e dá para criar vídeos de até 20 segundos para subir no Flickr e/ou Facebook. O app ainda está bem cru, mas a listinha de afazeres dos desenvolvedores está abarrotada: prometem versão para Windows Phone 7.X, mais filtros e… som. Pois é, no momento os vídeos não captam o áudio. Apenas para Windows Phone 8.

UNOFriends

UNOFriends (grátis): UNO é aquele jogo de cartas coloridas com números divertidão que sempre pinta em churrascos e reuniões de amigos. Este aqui é o equivalente virtual, com suporte a partidas multiplayer (local e online), integração com a LIVE e in-app purchases. Apenas para Windows Phone 8.

UNOFriends

MangaCamera (grátis): O nome já diz o que este app faz. Se ainda não ficou claro, vamos lá: ele transforma fotos tiradas com o celular em desenhos de mangá, com todos aqueles fundos e onomatopeias características. O pulo do gato? O app é da Samsung e, a exemplo do que a Nokia faz bastante, este aqui é restrito aos Windows Phone da Samsung — no caso, o ATIV S. Apenas para Windows Phone 8.

Paper Artist

Paper Artist (grátis): Outro da Samsung, outro exclusivo para o ATIV S. O Paper Artist foi lançado originalmente para Android e é um app de edição de fotos que dá um visual meio pintura para as imagens. Apenas para Windows Phone 8.

Glam Me

Glam Me (grátis): Falando em app exclusivo da Nokia… O Glam Me é um app de fotos com uma proposta bem particular: autorretratos. A ideia é tirar fotos de si mesmo para guardar para a posteridade, ou compartilhar por aí. Enfim. Ele ganhou uma grande atualização durante a semana que inclui ajustes específicos para fotos do gênero (afinar o rosto, trabalhar a luz a seu favor) e, claro, tem um punhado de filtros. Agora também há suporte para fotos em alta resolução. Apenas para Windows Phone 8.

OneShot

OneShot (R$ 3,99): Este app tem uma característica muito interessante: ele foi feito em cima do SDK para a câmera que a Nokia lançou com o Lumia 1020. Isso significa que ele tem configurações bem avançadas, mais filtros que podem ser visualizados em tempo real, direto do “viewfinder”. Apenas para Windows Phone 8.