Uma equipe de decifradores amadores supostamente desvendou a mensagem secreta mais famosa do Assassino do Zodíaco, resolvendo um mistério que deixou a polícia perplexa por mais de 50 anos.

O Assassino do Zodíaco é o apelido de um assassino em série americano que as autoridades acreditam ter assassinado pelo menos cinco pessoas na Califórnia no final dos anos 60. A identidade dele nunca foi descoberta. O suposto assassino afirmou ter feito 37 vítimas em uma série de cartas enigmáticas enviadas a jornais da região de San Francisco, na Califórnia, na época.

Esta semana, uma equipe de três pessoas desvendou o significado de uma mensagem cifrada que permaneceu sem solução por décadas, conhecida como “Cifra 340” (assim chamada por conter 340 caracteres), que foi enviada para o San Francisco Chronicle em 1969.

David Oranchak, um dos decifradores que ajudou a traduzir a mensagem oculta, disse ao Chronicle na sexta-feira (11) que esta é uma parte da tradução do texto:

Espero que vocês estejam se divertindo muito tentando me pegar. Não era eu no programa de TV, o que leva a uma coisa sobre mim. Não tenho medo da câmara de gás porque ela me enviará para o paraíso mais cedo porque agora tenho escravos suficientes para trabalhar para mim. ”

Oranchak começou a série do YouTube “Let’s Crack Zodiac” para documentar seus esforços de decodificação ao lado de seus colegas, Sam Blake e Jarl Van Eycke. Em um vídeo postado na sexta-feira, ele descreve como a equipe finalmente decifrou a cifra. O trabalho envolveu rodar mais de 650 mil simulações para determinar a direção correta de leitura dos caracteres. Você pode conferir os detalhes no vídeo abaixo:

A equipe encaminhou seus resultados ao FBI, que “confirmou a solução”, disse Oranchak ao veículo. O FBI corroborou isso em um comunicado na sexta-feira (11), mas disse que se absterá de comentários “devido ao fato de a investigação ainda estar em andamento e por respeito às vítimas e suas famílias”.

Muitos detetives alegaram ter decifrado a mensagem no passado, mas esta é a primeira solução com o selo de aprovação do FBI. Várias pistas de contexto também reforçam a veracidade da tradução.

Como o SFGate aponta, algumas semanas antes de o Chronicle receber a “Cifra 340”, uma estação de TV local recebeu uma ligação de um homem que afirmava ser o Assassino do Zodíaco. A mensagem parece mencionar isso. O texto também contém a palavra “paradice” com erro ortográfico provavelmente intencional, que apareceu na maioria das cartas enviadas.

Infelizmente, a mensagem decodificada não parece fornecer nenhuma pista sobre a identidade da pessoa por trás dos assassinatos. “A mensagem realmente não diz muito”, disse Oranchak ao Chronicle. “É mais do mesmo lixo do Zodíaco para chamar a atenção.”

Você pode ler a mensagem decodificada na íntegra abaixo:

“I HOPE YOU ARE HAVING LOTS OF FUN IN TRYING TO CATCH ME THAT WASNT ME ON THE TV SHOW WHICH BRINGS UP A POINT ABOUT ME I AM NOT AFRAID OF THE GAS CHAMBER BECAUSE IT WILL SEND ME TO PARADICE ALL THE SOONER BECAUSE I NOW HAVE ENOUGH SLAVES TO WORK FOR ME WHERE EVERYONE ELSE HAS NOTHING WHEN THEY REACH PARADICE SO THEY ARE AFRAID OF DEATH I AM NOT AFRAID BECAUSE I KNOW THAT MY NEW LIFE IS LIFE WILL BE AN EASY ONE IN PARADICE DEATH”

Há algumas palavras perdidas, e a falta de pontuação atrapalha a leitura. De qualquer forma, a tradução seria algo como:

“Espero que vocês estejam se divertindo muito tentando me pegar. Não era eu no programa de TV, o que leva a uma coisa sobre mim. Eu não tenho medo da câmara de gás porque ela me mandará para o paraíso mais cedo, porque agora tenho escravos suficientes para trabalhar para mim, enquanto o resto das pessoas não tem nada ao chegar ao paraíso. Por isso, elas têm medo da morte. Eu não tenho medo porque eu sei que minha nova vida será boa no paraíso.”