Meta anuncia novos recursos no Messenger do Facebook; veja o que muda
Desde 2016 o Facebook oferece opção de chats de bate-papo com criptografia de ponta a ponta no Messenger. Isso significa que o usuário tem muito mais privacidade, já que o conteúdo das conversas é blindado do acesso de terceiros, inclusive da própria Meta Platforms, empresa-mãe da rede social.
Embora o recurso seja muito útil e necessário, ao ativá-lo o usuário se deparava com uma versão simplificada, ou até mesmo inacabada do chat convencional da plataforma de mensagens, fato que não tornava a experiência mais segura e nada atrativa.
No entanto, parece que essa situação está com os dias contados. Na última segunda-feira (23), a Meta anunciou que irá adicionar novos recursos à opção com criptografia. Agora será possível adicionar temas à conversa, usar emoticons, visualizar status de usuários, utilizar reações personalizadas e fotos de perfil de grupo.
Com isso, a Meta deseja diminuir a diferença entre o chat tradicional e a versão voltada para privacidade, mas o ideal mesmo é que o chat padrão tenha o recurso de criptografia de ponta a ponta, algo que é pedido há muito tempo pelos usuários.
A boa notícia é que a empresa confirmou que está trabalhando para tornar a criptografia de ponta a ponta um padrão da plataforma, ao invés de deixá-la como recurso opcional. O WhatsApp Messenger, também controlado pela Meta, oferece a funcionalidade nativa tanto na versão web, quantos nas versões mobile.
A Meta está expandindo os testes de criptografia de ponta a ponta e deve selecionar mais usuários da plataforma aleatoriamente ao longo de 2023. De acordo com as informações divulgadas pela gigante da tecnologia, milhões terão acesso ao recurso em todo o mundo.