Tecnologia

Meta apresenta novidades de IA no Brasil, criadores do futuro e mais; confira

Meta Festival traz brasileiros em destaque nas redes e Meta AI no país -- com apresentação do executivo Jon Carvill; confira a lista
Imagem: Isabela Oliveira/Giz Brasil

Aconteceu nesta quinta-feira (7) em São Paulo o Meta Festival 2024. O Giz Brasil esteve lá e traz as novidades. Com apresentação de Rafa Chalub (@essemenino), o evento trouxe as novas sobre criação de conteúdo nas redes sociais Meta, como Instagram e Threads, com foco em influenciadores.

whatsapp invite banner

O executivo Jon Carvill oficializou também a chegada do Meta AI no Brasil, após impasses com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) no país.

Além disso, o evento abordou cases de sucesso do uso de inteligência artificial pela marcas em suas interações com os clientes por meio de plataformas populares entre os brasileiros, como o WhatsApp. E ainda, as tendências que estão dominando as redes, como por exemplo a presença de fandoms online e a comunicação com a Geração Z. Confira os principais acontecimentos do Meta Festival 2024:

Investimento no Threads

O Meta Festival provou que a marca quer investir em produção de conteúdo no Threads. Na abertura da apresentação, foram mostrados recursos disponíveis na plataforma, incluindo enquetes, áudios, carrosséis de até 20 fotos, edição de posts e a integração com o Instagram, que permite compartilhar publicações em ambas as redes.

Meta Festival traz novidades de IA Brasil

Segundo um comunicado da empresa, “a Meta AI está a caminho de ser o assistente de inteligência artificial mais usado no mundo até o fim deste ano, com quase 500 milhões de usuários ativos por mês atualmente.” Por isso, o Diretor de Comunicação para IA da Meta, Jon Carvill, esteve presente para apresentar ao público os novos recursos da Meta AI.

As novidades, que estão sendo disponibilizadas gradualmente no Brasil, incluem o gerador de fotos Imagine Me, bem como os personagens de IA do AI Studio (no momento apenas nos Estados Unidos) e a futura ferramenta de criação de vídeos Movie Gen. A intenção é reunir todas as funcionalidades nos aplicativos da Meta, tornando o acesso mais fácil para o usuário.

Além disso, Carvill ainda apresentou as novas vozes de celebridades do chatbot, que já está presente nas redes da marca, sugerindo que a tecnologia pode ter uma voz diferente no Brasil no futuro. O executivo também deu dicas para usar o chatbot da melhor forma:

  • Enviar prompts com detalhes de até 150 palavras;
  • Conversar de forma informal e expressar personalidade;
  • Refinar as respostas até atingir o resultado desejado;
  • Começar novo bate-papo para evitar influência de conversas anteriores;
  • Não usar estímulos negativos para gerar imagens, como “sem chapéu”;
  • Não mencionar coisas que possam gerar outros textos, como memes.
meta festival

Imagem: Isabela Oliveira/Giz Brasil

Criadores de conteúdo do futuro

De acordo com o Vice-Presidente e Diretor Geral da Meta no Brasil, Conrado Leister, “metade do conteúdo que as pessoas vêem hoje no Instagram já é recomendado pela inteligência artificial”. E, parte desses conteúdos vem dos influenciadores digitais presentes nas plataformas, como Menina Veneno (@imeninaveneno) e Luis Gonçalves (@luisgonçalves), que estiveram presentes no evento.

Pensando nisso, a Meta divulgou a lista de seus 10 novos Creators of Tomorrow 2024 do Brasil, com as maiores promessas na criação de conteúdo. Veja abaixo:

  • Vic Gaibar (@vicgaibar)
  • Liv Gonçalves (@livresenhas)
  • Alice Pataxó (@alice_pataxo)
  • Gabi Moretti (@gabirmoretti)
  • Dante Olivier (@olivierdante)
  • Malu Paris (@maluparis)
  • João Vitor Mello (@joaovitormello)
  • Martin (@martinn)
  • Stace Hills (@stace_hills)
  • Enzo Baracho (@oenzobaracho)

Meta Festival: espaço para criadores de todo o Brasil

Segundo pesquisa da agência Dojo, 54% dos brasileiros acredita que as publicidades nacionais são criadas por pessoas que não os representam. Sendo assim, a Meta pretende investir mais em criadores de conteúdo de todo o país.

Por fim, a Head de Planejamento de Conexões LATAM da Meta, Fernanda Cardoso, destacou o interesse em focar em criadores de conteúdo de fora do Sudeste (onde é focado 6% do investimento publicitário), em um projeto para “abrasileirar” a plataforma.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas