Tecnologia

Meta está rotulando imagens reais do Instagram como “feitas por IA”

Meta estaria rotulando fotografias com edição como obras de IA (inteligência artificial); entenda
Imagem: Unsplash/Reprodução

Com o objetivo de lutar contra a desinformação, a Meta pode estar acusando falsamente o uso de IA (inteligência artificial) em imagens que não foram criadas por ferramentas generativas. Ou seja, fotografias reais estão sendo rotuladas como “feitas por IA”.

whatsapp invite banner

Vale lembrar que, no ano passado, foi revelado que o Instagram estava trabalhando em rótulos para imagens de IA. O recurso chegou às redes sociais da Meta este ano. Porém, um ponto deixou seus usuários descontentes: imagens estão recebendo a marcação falsa mesmo sem o uso de IA.

Isso porque a Meta estaria rotulando fotografias com edição como obras de inteligência artificial. O aviso, entretanto, só aparece nos aplicativos, e não nas versões web das redes.

O ex-fotógrafo da Casa Branca Pete Souza foi uma das pessoas que passou por isso. Ao publicar uma imagem no Instagram este mês, ele negou o uso da tecnologia.

Ao TechCrunch, ele disse causa do problema pode ser uma mudança no funcionamento da ferramenta de corte da Adobe, que tornou necessário achatar a imagem antes de salvá-la como JPEG. “O que é irritante é que a postagem me forçou a incluir ‘Made with AI’, embora eu tenha desmarcado”, disse.

Instagram se justifica sobre rótulo de IA

Após a declaração, a Meta se pronunciou. A empresa diz que está considerando os comentários e avaliando a abordagem para que os rótulos “reflitam a quantidade de IA usada em uma imagem”. “Nossa intenção sempre foi ajudar as pessoas a saber quando veem conteúdo feito com IA”, disse um porta-voz ao site.

Segundo a PetaPixel, a Meta pode estar aplicando o rótulo em casos de uso de ferramentas como o Generative AI Fill da Adobe, para remoção de objetos. Em uma postagem em fevereiro, a Meta disse que utiliza metadados de imagens para detectar o uso de IA.

“Estamos construindo ferramentas líderes do setor que podem identificar marcadores invisíveis em escala – especificamente, as informações ‘geradas por IA’ nos padrões técnicos C2PA e IPTC – para que possamos rotular imagens do Google, OpenAI, Microsoft, Adobe, Midjourney e Shutterstock à medida que implementam seus planos para adicionar metadados às imagens criadas por suas ferramentas”, diz o texto.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas