Instagram vai dedurar conteúdo criado e editado por IA
O Instagram pode estar trabalhando em avisos de identificação de uso de IA (inteligência artificial) nos conteúdos da plataforma, segundo uma publicação do pesquisador de aplicativos Alessandro Paluzzi no Twitter.
Uma captura de tela de uma página do Instagram diz que “o criador ou Meta disse que este conteúdo foi criado ou editado com IA”. O aviso ainda oferece uma breve descrição do que é a IA generativa.
Ainda não se sabe ao certo como vai funcionar o novo alerta do Instagram. Mas com base na prévia, tanto criadores quanto a própria Meta poderão informar o uso da inteligência artificial nas postagens, seja na criação ou edição. Veja:
#Instagram is working to label the contents created or modified by #AI in order to be identified more easily 👀 pic.twitter.com/bHvvYuDpQr
— Alessandro Paluzzi (@alex193a) July 30, 2023
Legislação e responsabilidade no uso de IA
Segundo o The Verge, a companhia de Mark Zuckerberg, juntamente com empresas como Google, Microsoft e OpenAI, assumiram com a Casa Branca compromissos de desenvolvimento responsável da IA recentemente. O acordo inclui um rótulo para informar aos usuários conteúdos gerados por IA.
Em junho deste ano, o Parlamento Europeu aprovou a versão inicial de um Projeto de Lei para regulamentar o uso nos países do bloco. Anteriormente, em maio, líderes do G7 também se movimentaram para estabelecer padrões comuns para as ferramentas, como o ChatGPT, por exemplo.
Apesar dos benefícios da IA, que se estendem até à área da saúde, sua expansão também apresenta diversos perigos, podendo produzir deepfakes e causar desinformação. Pesquisadores, engenheiros e CEOs do ramo chegaram a emitir uma declaração sobre a ameaça que ela pode representar para a humanidade.
O diretor Christopher Nolan, de “Oppenheimer”, também fez um alerta sobre os riscos da tecnologia. Saiba mais nesta matéria do Giz Brasil.