O streaming Paramount+ revelou a primeira imagem do filme “Star Trek: Seção 31”, que terá como estrela a atriz malaia-chinesa (e vencedora do Oscar) Michelle Yeoh. A Variety divulgou a foto (que ilustra esta matéria) com exclusividade.
Yeoh ganhou fama mundial pelo filme “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” (2022). Porém, ela já era conhecida em “Star Trek” por interpretar a capitã e, posteriormente, a tirana semi-reformada Philippa Georgiou – introduzida na série “Star Trek: Discovery”.
A última aparição da atriz no papel foi em “Terra Firme – Parte 2”, na terceira temporada de “Discovery”. No episódio, ela atravessa o portal do Guardião da Eternidade para retornar ao Universo Espelho – de onde foi tirada contra sua vontade.
Já no novo filme original do Paramount+, Philippa se torna uma agente da Seção 31 — uma organização secreta da Frota Estelar encarregada de proteger a Federação dos Planetas Unidos. Aliás, Yeoh resumiu “Seção 31” como um thriller de espionagem, sendo uma espécie de “’Missão: Impossível’ no espaço”.
Reveja a última aparição de Yeoh em “Star Trek”:
“Seção 31” também terá atriz de “Hannibal”
A Variety confirmou que a atriz canadense Kacey Rohl também participará do filme. Ela interpretará a versão jovem da personagem Rachel Garrett, que viria a se tornar a capitã da Enterprise-C – nave antecessora da Enterprise-D, capitaneada por Jean Luc Picard (Patrick Stewart).
Garrett (Tricia O’Neil) apareceu pela primeira vez na franquia no episódio “Yesterday ‘s Enterprise”, de “Star Trek: A Nova Geração”. Nele, a Enterprise-C estava defendendo um posto avançado klingon de um ataque surpresa romulano. Essa batalha é importante no universo de “Star Trek”, pois foi ela que pavimentou o tratado que encerrou as hostilidades entre a Federação e o Império Klingon.
Porém, durante o combate, uma fenda espacial arremessou a nave de Garrett 22 anos no futuro. Dessa forma, o resultado da batalha mudou, alterando a história e criando um futuro alternativo. Nele, a Federação está prestes a se render em meio a uma guerra com os klingons.
Ainda no mesmo episódio, a capitã acaba morrendo no futuro, antes de sua nave conseguir retornar para a batalha com os romulanos — a fim de restaurar a linha temporal original.
Além disso, a série “Picard” voltou a citar a personagem Garrett. Na terceira temporada da série, foi revelado que, em homenagem à ex-capitã da Enterprise-C, foi construída uma estátua com a imagem Garrett em frente a um edifício de recrutamento da Frota Estelar, no planeta M’talas Prime.
A presença da jovem Garret em “Seção 31” pode indicar que a trama se passará entre os acontecimentos da primeira parte do filme “Jornada nas Estrelas 7: Generations” e a fatídica batalha da Enterprise-C com os romulanos – um período de cerca de 50 anos.
A atriz Kacey Rohl é conhecida por interpretar Abigail Hobbs no drama “Hannibal”.
Telefilmes de “Star Trek” no streaming
“Seção 31” teve suas filmagens encerradas no último dia 20 de março. Agora, o longa está na fase de pós-produção. Contudo, o streaming não divulgou uma previsão de lançamento ou mais detalhes sobre a história.
A expectativa é que o longa dará início a uma leva de novos filmes produzidos exclusivamente para o streaming Paramount+, como, por exemplo, uma continuação para “Picard”.
Inclusive, Michelle Yeoh já deu o spoiler de que o filme “Star Trek: Seção 31” poderá ter uma continuação caso tenha sucesso.
O CBS Studios, em associação com a Secret Hideout e Roddenberry Entertainment, comandam a produção. O filme tem roteiro de Craig Sweeny (conhecido, por exemplo, por seu trabalho na série “Os 4400”).
A direção fica por conta de Olatunde Osunsanmi (do filme “Contatos de 4º Grau”), além de produção executiva Alex Kurtzman. Tem ainda Craig Sweeny, Aaron Baiers, Olatunde Osunsanmi, Frank Siracusa, John Weber, Rod Roddenberry, Trevor Roth, além da própria Michelle Yeoh na produção.
Por fim, além de Yeoh e Rohl, estão oficialmente no elenco os atores Omari Hardwick, Sam Richardson, Sven Ruygrok, Humberly Gonzalez e James Hiroyuki Liao.