Microfone capta conversas em campo de jogador do RB Bragantino; veja o vídeo

Experimento aconteceu em um amistoso do Bragantino contra o Cruzeiro antes do Brasileirão, em março
Microfone capta conversas em campo de jogador do RB Bragantino; veja o vídeo
Imagem: Ari Ferreira/RB Bragantino

Um microfone captou tudo o que o jogador Matheus Fernandes, do RB Bragantino, falou durante uma partida contra o Cruzeiro. Foi intencional: tudo não passou de uma ação do clube, que publicou um vídeo no YouTube com o resultado nesta sexta-feira (30).

O encontro aconteceu no final de março, em um amistoso no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Como não se tratava de um jogo oficial, a equipe da casa teve a ideia de colocar um microfone para captar as conversas do volante dentro de campo.

No vídeo, é possível ouvir o ex-atleta de Palmeiras e Barcelona orientando e incentivando os companheiros de equipe, pedindo para o atacante Thiago Borbas cobrar um pênalti e reclamando de uma dor nas costas com o médico do time.

Em uma das cenas, outro jogador suspeita que quebrou o dedo: “Tá mexendo um pouquinho, tá de boa”, ele diz. Assista ao vídeo completo a seguir:

“Joga muito!”

O equipamento também captou áudios da torcida, que em dado momento grita para Matheus: “Joga muito!”.

Coincidência ou não, enquanto ele esteve em campo, o RB Bragantino abriu 2 a 0 sobre o clube mineiro. O volante foi substituído no segundo tempo para que o técnico Pedro Caixinha pudesse observar outros jogadores. Mas o Cruzeiro conseguiu marcar três gols e virou o jogo.

Mesmo do banco de reservas, o microfone continuou ligado. Assim, é possível ouvir Matheus Fernandes fazendo a tradicional “resenha” com os colegas de time, dando dicas e orientações sobre a partida.

Nas redes sociais, muita gente elogiou a ideia, principalmente por fornecer uma amostra de como é o clima dentro de campo.

Ideia ousada

Em 2022, o clube alemão Colônia teve uma ideia ainda mais ousada. Em um amistoso contra o Milan, o atacante Tim Lemperle jogou com uma câmera corporal, mostrando como é a visão de um atleta em primeira pessoa. Veja no vídeo abaixo:

Apesar da inovação, as regras atuais do futebol não permitem que jogadores entrem em campo com qualquer tipo de equipamento eletrônico.

O mesmo vale para adereços que possam machucar, como brincos ou anéis. Porém, a regra tende a ser mais flexível em jogos amistosos, que foi o que aconteceu no jogador com câmera da Colônia e com Matheus Fernandes, com o microfone pelo Bragantino.

Igor Nishikiori

Igor Nishikiori

Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Já passou pelas redações da Editora JBC, São Paulo Shimbun, Folha de S. Paulo e Portal R7. Prefere o lado alternativo das coisas, de música a futebol.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas