Recentemente Microsoft e Google começaram uma batalha por causa do app do YouTube para Windows Phone 8, que parece estar perto de um final feliz (ou quase): agora Google e Microsoft estão trabalhando juntar para criar um novo app.

A Microsoft criou um app bem bacana do YouTube para seu sistema móvel, mas o Google pediu para ele ser removido por permitir download de vídeos, não exibir propagandas e reproduzir vídeos em plataformas que eles não deveriam aparecer (como, por exemplo, vídeos que não deviam ser reproduzidos em smartphones). A Microsoft respondeu que adicionaria as propagandas caso o Google liberasse a API para isso, e aparentemente isso foi feito – em partes.

Segundo o The Verge, a Microsoft vai poder usar uma API de incorporação de iframe disponível publicamente no novo app. Isso significa que o novo YouTube para Windows Phone deve ter muitas limitações e provavelmente perderá a maior parte dos recursos colocados pela Microsoft na outra versão do app.

Essa API liberada publicamente pode fazer com que o novo app seja, basicamente, uma página com um vídeo do YouTube incorporado. Não é muito diferente da primeira versão do YouTube no Windows Phone (que era um atalho para o site móvel do serviço) e é um baita retrocesso em relação ao app bem bacana que a Microsoft tinha desenvolvido.

A nova versão do app deve ser liberada nas próximas semanas – e incluirá as propagandas, grande fonte de renda do Google com o YouTube. Enquanto ele não sai, a versão antiga do app do YouTube para Windows Phone 8 retornou à loja de aplicativos da plataforma. [The Verge]