_Tecnologia

Microsoft Edge é o 1º navegador com gerador de imagem por IA integrado

Ferramenta IA permite gerar imagens para anexar em documentos e compartilhar nas redes sociais. Veja como ativar o recurso no Edge

Microsoft Edge é o 1º navegador com gerador de imagem por IA integrado

Imagem: Microsoft/Divulgação

A Microsoft anunciou que começou a liberar uma nova ferramenta no navegador Edge que permite gerar imagens usando recursos IA (Inteligência Artificial). A novidade é fruto da parceria da Big Tech com a startup OpenAI e usa modelos do famoso DALL-E.

A Microsoft afirmou que irá liberar gradativamente o criador de imagens IA para todo o mundo, conforme atualizações forem feitas no aplicativo para desktop. Quando ele estiver disponível no navegador, será necessário ativá-lo no menu lateral direito ao clicar no botão “+”.

Para usar o recurso “Bing Image Creator”, basta clicar no ícone da ferramenta, descrever a imagem desejada – o famigerado “prompt” – e clicar no botão para gerar. Veja abaixo uma demonstração do uso da ferramenta:

A empresa ressalta que o Edge é o primeiro e único navegador que conta com um gerador de imagem IA integrado. “Na Microsoft, queremos colocar inovação empolgante ao seu alcance para potencializar sua produtividade – e criatividade”, diz a empresa em comunicado.

O recurso cria quatro imagens gratuitamente para serem usadas em documentos ou compartilhadas em redes sociais. Na prática, ele é útil para quem precisa usar uma imagem com conteúdo específico ou exclusivo, e que ainda não está disponível na internet.

Microsoft Edge abraça a inteligência artificial

A funcionalidade do DALL-E lembra a do ChatGPT – também desenvolvido pela OpenAI – com a diferença que o primeiro é mais focado em gerar imagens, enquanto o segundo apenas textos. O gerador de imagens vem sendo usado para criar ilustrações para livros, storyboards para filmes, personagens para jogos, bem como artes concentuais.

Inclusive, desde o mês passado, o Bing também tem liberado o uso do ChatGPT por meio do buscador, sem a necessidade de entrar em uma lista de espera. Contudo, os novos recursos IA exigem que o usuário tenha uma conta da Microsoft e esteja com a versão mais recente do Edge.

Sair da versão mobile