Microsoft já tem data para encerrar rede social AltspaceVR
A Microsoft anunciou que vai encerrar o AltspaceVR, uma rede social em realidade virtual adquirida em 2017, no dia 10 de março. Agora, a empresa irá focar em outra plataforma social.
A AltspaceVR tem um história conturbada — principalmente, nos últimos cinco anos. No período, ela quase fechou as portas e foi salva graças à Microsoft, o que garantiu à rede mais alguns anos de vida.
A principal contribuição da companhia são os espaços virtuais para socialização. Vale notar que ela propunha isso bem antes do conceito de metaverso se tornar popular e alvo de enormes investimentos das big techs.
A rede social é responsável por ambientes imersivos tridimensionais, onde as pessoas podem interagir com amigos e conhecidos e são representadas por avatares. De acordo com o post da AltspaceVR no Twitter, os esforços da empresa estão sendo direcionados para o Microsoft Mesh.
We have some sad news, Altspacers. #AltspaceVR is shutting down on March 10th.
Though we hate saying goodbye, we also feel such pride and gratitude for all the magic that happened here. ✨
Thanks for joining us on this epic adventure. #socialvr https://t.co/peCwpaaBl3
— AltspaceVR (@AltspaceVR) January 20, 2023
“Temos algumas notícias tristes, Altspacers. O AltspaceVR será encerrado em 10 de março. Embora odiemos despedidas, também sentimos muito orgulho e gratidão por toda a magia que aconteceu aqui. Obrigado por se juntar a nós nesta aventura épica”, disse a Microsoft, em nota.
O Altspace VR foi criado em 2015. Ela é considerada a principal inspiração para a Meta ter lançado o game Horizon Worlds, em 2021, que basicamente tem as mesmas características do seu concorrente comprado pela Microsoft.
Mesmo com uma plataforma interessante, a empresa sofreu com barreiras como o alto custo dos hardwares de realidade virtual, o que limitou consideravelmente a base de usuários da plataforma e dificultou a viabilidade financeira.
Seu substituto, o Microsoft Mesh, assim como boa parte do ecossistema de softwares da empresa, é voltado para o cenário corporativo. O novo ambiente promete ser um espaço 3D onde as empresas poderão realizar reuniões de equipe, e é um dos primeiros passos da empresa no metaverso. Se vai vingar mesmo, só o tempo dirá.