Microsoft vai demitir 10 mil funcionários por queda nas vendas

Empresa se juntou a outras gigantes da tecnologia que devem fazer grandes cortes de pessoal em 2023 e alegam a mudança dos hábitos de consumo após o auge da pandemia
Windows 10 suporte
Imagem: Unsplash/Reprodução

Na última quarta-feira (18), a Microsoft anunciou que irá cortar dez mil funcionários até o final de março. O comunicado interno assinado pelo CEO da empresa, Satya Nadella, confirmou os rumores que já circulavam na internet desde o início da semana.

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De acordo com o diretor executivo, as demissões têm o objetivo de reduzir gastos, uma vez que as vendas estão diminuindo. Nadella ressaltou que os consumidores passaram a gastar mais em “produtos digitais” durante o auge da pandemia, mas essa tendência vem perdendo força nos últimos meses — período em que a cobertura vacinal de populações de diversos países permitiram uma reabertura.

Estúdios de games do Xbox também foram atingidos pelos cortes. De acordo com Jason Schreier, da agência Bloomberg, o 343 Industries, responsável pela franquia “Halo” foi um das mais impactados pela perda de funcionários. As informações também revelam que os estúdios Bethesda e The Coalition também tiveram demissões.

Nadella ainda afirmou que a Microsoft continuará a contratar funcionários em áreas estratégicas importantes, mas não especificou quais. Os demitidos serão indenizados e receberão compensações financeiras “acima do mercado”, além de outros benefícios, como cobertura de saúde por seis meses. Os primeiros funcionários desligados foram notificados ontem.

Além da Microsoft, a Meta anunciou que a demissão cerca de 11 mil trabalhadores no final do ano passado. No comunicado interno enviado aos funcionários no ano passado, Mark Zuckerberg assumiu a responsabilidade pelo momento ruim da empresa e culpou a projeção de crescimento contínuo que acabou não se concretizando. Já a Amazon, deve demitir 18 mil trabalhadores até o final de 2023.

Esse momento de baixa no mercado da tecnologia é atribuído às mudanças de hábito de consumo das pessoas com a flexibilização de medidas restritivas para combater a pandemia. Em entrevista recente, Satya Nadella alertou que os dois próximos anos devem ser especialmente difíceis para as empresas dessa área.

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Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

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