Tecnologia

Microsoft: loja de jogos mobile do Xbox será lançada em julho

A presidente do Xbox confirmou que lançará uma loja de jogos para celular rival da App Store e Google Play Store
Imagem: Unsplash/Reprodução

Agora é oficial: A Microsoft pretende lançar no próximo mês de julho a sua loja de jogos do Xbox para celular. A ideia da big tech é competir diretamente com lojas de apps mobile rivais do Google e da Apple.

whatsapp invite banner

Isso porque, durante o processo de aquisição da Activision Blizzard, a Microsoft também passou a controlar a King. A empresa é responsável por nada menos que o “Candy Crush”, jogo mobile muito popular, principalmente, entre pessoas mais velhas. Isso fomentou rumores de que a empresa estaria se preparando para se lançar de vez no segmento de games móveis.

A empresa nunca escondeu seus planos de aumentar seus investimentos no mercado de games mobile, mas não havia revelado quando colocaria este plano em prática. Entretanto, tudo mudou nos últimos dias, quando a empresa confirmou publicamente que lançará uma loja de jogos mobile concorrente de App Store e Google Play Store dentro dos próximos meses.

“Esta loja baseada na web é o primeiro passo em nossa jornada para construir uma loja de aplicativos confiável com suas raízes nos jogos”, disse um porta-voz do Xbox à Bloomberg.

Loja mobile de jogos do Xbox

Durante uma apresentação no Bloomberg Technology Summit a presidente do Xbox, Sarah Bond, cravou que a plataforma estará presente em todos os países e em todos os dispositivos. A executiva ainda afirmou que isso aconteceria “independentemente das políticas de lojas de ecossistema fechado”.

Em meio às preocupações dos concorrentes com a possibilidade de a Microsoft tornar franquias como “Call of Duty” exclusivas do Xbox, Phil Spencer, o CEO da divisão de jogos, sempre sustentou que, na verdade, o principal objetivo da empresa com a aquisição da Activision Blizzard era impulsionar os planos da empresa no setor mobile.

A loja própria, que estreia em julho, terá um foco inicial em games próprios como “Candy Crush Saga” ou “Minecraft”. Posteriormente, deve abrir e liberar jogos desenvolvidos por terceiros. Até o momento, sabe-se que será uma plataforma web, que, muito provavelmente, possibilitará a execução de jogos no próprio navegador.

No entanto, o funcionamento da loja digital mobile do Xbox pode ser diferente nos países da União Europeia. Isso porque a Lei dos Mercados Digitais estabelece que plataformas móveis, como o iOS, por exemplo, permita a instalação de lojas de aplicativos terceiros. Aliás, essa mesma legislação abriu caminho para outras empresas, como a Epic Games.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas