Um dos programas mais clássicos da Microsoft continuará existindo: o Paint. Em 2017, a Microsoft chegou a anunciar que abandonaria o aplicativo em sua próxima atualização do Windows. Um desenvolvedor da companhia, no entanto, confirmou que o software de arte virá na próxima atualização do sistema operacional.
A informação foi dada por Brandon LeBlanc, gerente sênior de programas da Microsoft, em seu Twitter pessoal. Ele disse que o Paint estará na versão 1903 do Windows 10 e permanecerá na lista de apps do sistema “por enquanto”.
Há quase dois anos, a Microsoft havia anunciado que o Paint não teria mais suporte e chegou a listar o programa como “descontinuado”. O próprio app passou a avisar usuários de sua iminente morte, mostrando uma advertência de que não estaria nas próximas versões do Windows. O trabalho de edição de imagens ficaria a cargo de seu irmão mais moderno, o Paint 3D, que é cheio de recursos mais avançados.
Hoje, existem inúmeras opções mais completas que o Paint para criação e edição de imagens, algumas delas disponíveis online, inclusive. Mesmo assim, o clássico programa da Microsoft ainda tem seus adeptos, seja pela nostalgia (já que praticamente toda criança que teve um PC brincou de desenhar no Paint em algum momento), seja pelo desafio de criar belíssimas imagens, cheias de cores saturadas, com ferramentas tão rudimentares quanto o baldinho de tinta, o retângulo e o spray.
Algumas dessas pessoas são a artista Miranda Lorikeet, que vive em Sydney, Austrália, e é patrocinada pela Microsoft, o ilustrador Pat Hines, também conhecido como Captain Redblood, e a comunidade do subreddit mspaint, onde entusiastas da arte digital de baixa qualidade compartilham seus trabalhos.
[Ars Technica, BBC]