Há mais de um ano, circulam rumores de que a Microsoft prepara um smartwatch. Mas veio o Android Wear, o Apple Watch, e ele ainda não deu as caras. Felizmente, segundo Forbes e The Verge, este wearable será lançado “nas próximas semanas”. E o que ele terá?

A Forbes já tinha adiantado em maio que o smartwatch seria repleto de sensores e funcionaria com iOS, Android e Windows Phone. O dispositivo iria “medir continuamente a frequência cardíaca durante o dia e a noite”, e teria uma bateria que “dura até dois dias”.

Mas o Verge nota que este será um smartwatch focado em acompanhar sua atividade física: “fontes nos dizem que a pulseira irá acompanhar seus passos, frequência cardíaca, calorias queimadas e outros atributos de saúde, graças a uma série de sensores incorporados no dispositivo”.

A Microsoft também estaria preparando apps para que a pulseira funcione com o Windows Phone, iOS e Android; o Verge sugere que ela poderá receber notificações do seu smartphone.

No ano passado, o Wall Street Journal revelou que a Microsoft estava desenvolvendo “um dispositivo semelhante a um relógio de pulso” com tela de 1,5 polegada. A Forbes disse que “o relógio será semelhante ao Samsung Gear Fit”, por ter uma tela alongada.

Em 2013, o Verge disse que a gigante de Redmond testava um modelo com oxinitreto de alumínio, material translúcido (e caro) que pode ser três vezes mais resistente que o vidro. Ele também teria pulseiras removíveis em várias cores, e um conector compatível com o Surface.

Se for lançado, este não seria o primeiro relógio de pulso da Microsoft: há dez anos, a empresa lançou um dispositivo chamado SPOT, que trazia manchetes, previsão do tempo e mensagens instantâneas do MSN ao seu pulso, tudo transmitido através de ondas de rádio FM – mas era preciso pagar uma assinatura anual.

Forbes e The Verge dizem que o smartwatch da Microsoft deve ser lançado ainda este ano, sem preço definido. Ao Gizmodo, a empresa preferiu não comentar estes rumores. [Forbes e The Verge]

Imagem: Samsung Galaxy Gear rodando Windows 95