Microsoft vence na justiça e pode fechar aquisição da Activision Blizzard

Acordo foi anunciado em janeiro do ano passado, mas vem enfrentando resistência de órgãos reguladores, que o consideram uma prática anticompetitiva
US$ 69 bilhões: Microsoft conclui compra da Activision Blizzard; vai afetar os gamers?

A Microsoft poderá, finalmente, concluir a compra da Activision Blizzard — o maior negócio da história da indústria dos games. Uma juíza da cidade de São Francisco, na Califórnia, indeferiu o pedido de bloqueio da aquisição, feito pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC). O órgão julgava que a compra poderia se configurar uma prática anticompetitiva.

Embora o órgão ainda possa recorrer da decisão, a decisão é uma ótima notícia para a empresa, que vem tendo dificuldades em dar prosseguimento à compra. O acordo pela aquisição foi anunciado em janeiro do ano passado, mas vem sendo rigorosamente analisado por reguladores de concorrência de mercado em todo o mundo.

Na decisão, a magistrada concordou que, devido à magnitude da aquisição, o acordo merece, sim, passar por uma rígida investigação. 

Por outro lado, ela divergiu da tese de que a compra pode iniciar um monopólio no segmento e prejudicar empresas concorrentes com a exclusividade de franquias populares como “Call of Duty”.

O presidente da Microsoft, Brad Smith, se mostrou aliviado com o veredito e afirmou que as atenções da companhia agora se voltarão para a CMA (Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido).

A decisão da justiça americana permite que o acordo seja firmado até 18 de julho, que é o prazo final para o fim das negociações. No entanto, a situação ainda é complicada, já que a gigante da tecnologia também precisa chegar a um acordo com a CMA. Caso não receba aprovação na região, a Microsoft pode ser impedida de atuar no segmento de games no Reino Unido.

A Microsoft chegou a um acordo pela compra da Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões. Além da já citada franquia “Call of Duty”, a empresa é dona de séries populares como “World of Warcraft”, “Diablo” e “Overwatch”.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas