Poucos dias antes de iniciar sua apresentação virtual na E3 2021 no próximo domingo (13), a Microsoft confirmou algumas novidades que serão lançadas para o Xbox Game Pass Ultimate. Entre elas suporte oficial para streaming de jogos diretamente via navegadores web e o lançamento de TVs com Xbox embutido. A empresa ainda anunciou que o Xbox Cloud Gaming, plataforma de streaming na nuvem, será lançada no Brasil ainda em 2021.

“Acreditamos que os jogos, esse entretenimento interativo, não são realmente sobre hardware e software. Não se trata de pixels. É sobre pessoas. Os jogos unem as pessoas”, escreveram Satya Nadella, CEO da Microsoft, e Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, em um post no blog oficial da marca. Os executivos também reforçaram o compromisso a longo prazo de expandir o Xbox não apenas como consoles, mas como um serviço multiplataforma.

Para isso, a Microsoft está anunciando uma série de atualizações para o Xbox Game Pass Ultimate. A mais importante delas é o suporte oficial para streaming de jogos diretamente de um navegador de internet, sem a necessidade de um aplicativo dedicado.

A Microsoft começou a testar o streaming do Xbox Game Pass em browsers no início deste ano, e agora parece que ele está pronto para fazer sua estreia a todos os assinantes do serviço. De acordo com a companhia, o lançamento global acontecerá nas próximas semanas. A expectativa é que Google Chrome, Microsoft Edge e Safari sejam os primeiros navegadores compatíveis com a plataforma — e eles valem tanto para o desktop quanto o mobile.

Assine a newsletter do Gizmodo

Xbox Cloud Gaming chega ao Brasil em 2021

Embora não tenha revelado nenhuma data específica, a Microsoft confirmou que o Xbox Cloud Gaming, ou simplesmente xCloud, será lançado em mais países até o final de 2021. Isso inclui Brasil, Austrália, México e Japão. O serviço está em fase de testes desde novembro do ano passado, e permite que assinantes do Xbox Game Pass Ultimate joguem títulos tanto nos consoles Xbox quanto no PC e smartphones Android.

Outra novidade comentada brevemente pela companhia é que a Microsoft tem planos de levar o Xbox para dentro de aparelhos de TV. Para isso, a empresa afirma estar trabalhando com outras fabricantes para incluir o Game Pass Ultimate nesses dispositivos — possivelmente por meio de um dongle ou algo do tipo. Assim, os jogadores não precisariam ter um console Xbox, de fato, para transmitir jogos para TVs ou monitores.

Para o Xbox Series X especificamente, a Microsoft diz que está nos estágios finais de atualização de seus data centers, o que deve resultar em tempos de carregamento mais rápidos, taxas de quadros mais altas e melhor desempenho ao fazer streaming de jogos da nuvem.