Microsoft xCloud poderá ser testado no iOS e PC via web app em 2021

Usuários poderão jogar títulos do Game Pass Ultimate direto de um iPhone, iPad ou PC. Lançamento está previsto para o 1° semestre de 2021.

xcloud Xbox. Imagem: Microsoft

Imagem: Microsoft

O serviço de games na nuvem da Microsoft vai mesmo chegar ao iOS e PC, mas ainda levará alguns meses. Foi o que a companhia confirmou na última quarta-feira (9), destacando que a plataforma xCloud, hoje em fase de testes no Android, ganhará um período beta nos computadores e dispositivos da Apple no primeiro semestre de 2021, entre março e junho.

O xCloud funciona como uma extensão do Game Pass, serviço de assinatura de jogos para os consoles Xbox. A ideia é levar esse serviço para além dos consoles, permitindo que qualquer pessoa possa usufruir dos títulos inclusos no catálogo. Todo o processamento é feito na nuvem e os jogadores recebem as imagens por streaming. Apenas um número limitado de smartphones Android é compatível no momento.

O que dificulta a chegada do xCloud nos dispositivos iOS é que a Apple possui uma estrutura complexa de políticas de uso na App Store. De acordo com as diretrizes, a empresa exige que todo jogo disponível em plataformas de streaming seja vendido separadamente, como se cada um fosse um aplicativo único. Partindo desse princípio, cada jogo seria submetido a um processo de autorização que, entre outras características, cobraria a tão falada taxa de 30% sobre qualquer transação de apps hospedados na App Store.

A própria Microsoft não descartava lançar um aplicativo dedicado ao xCloud, mas ter que seguir esse modelo de analisar cada jogo individualmente tornaria o negócio inviável. Foi por isso que a Epic Games teve sua conta de desenvolvedora bloqueada na App Store e viu Fortnite ser removido da loja depois de tentar driblar a taxa dos 30%.

Para levar o xCloud ao iOS, a Microsoft vai se apoiar no conceito de web apps: neste caso, os jogos rodam direto pelo navegador Safari, sem passar por uma classificação específica na App Store. É exatamente o mesmo procedimento adotado pelo GeForce Now, serviço de streaming da Nvidia que foi lançado em meados de novembro para iPhones e iPads, também por meio de web app.

Já no PC, a coisa deve ser um pouco mais simples. Em um post no blog oficial do Xbox, a Microsoft diz que os usuários poderão jogar direto da nuvem pelo aplicativo Xbox, na Microsoft Store, ou pelo navegador web. Tecnicamente, qualquer browser seria compatível com o xCloud, mas a companhia pode limitar as opções de acesso ao Edge.

O xCloud foi lançado oficialmente em setembro. Algum tempo depois, uma ronda de testes fechados foi iniciada no Brasil, em que jogadores puderam se inscrever para as primeiras impressões no Android. O serviço é gratuito para quem é assinante do Xbox Game Pass Ultimate, e não é possível acessar a plataforma fora dessa assinatura.

[Xbox]

Sair da versão mobile