Míssil russo cai perto de reatores nucleares na Ucrânia; assista ao vídeo
Um míssil russo explodiu a menos de 300 metros dos reatores da usina nuclear de Pivdennoukrainsk, ao sul da Ucrânia, na madrugada desta segunda-feira (19).
O governo ucraniano afirmou que “por um fio” não houve calamidade nuclear. “O terrorismo nuclear do Kremlin continua. A Rússia é ameaça para o mundo inteiro”, escreveu o Ministério da Defesa da ex-nação soviética no Twitter.
Last night russian terrorists attempted to strike the South Ukraine Nuclear Power Plant in the Mykolaiv region. A missile fell 300 meters from the plant.
kremlin’s nuclear terrorism continues.
russia is the threat to the whole world. pic.twitter.com/aWhz8yNXWp— Defense of Ukraine (@DefenceU) September 19, 2022
“Os invasores querem atirar novamente, mas se esquecem o que é uma planta nuclear. A Rússia põe em perigo o mundo inteiro. Temos que pará-la antes que seja tarde demais”, escreveu o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, em sua conta do Telegram.
Não há danos aos equipamentos essenciais de segurança da usina nuclear, disse a Energoatom, empresa de energia ucraniana. O governo afirmou que não tem informações sobre vítimas.
Os prédios de concreto que protegem os reatores nucleares são feitos para resistir a grandes choques, incluindo acidentes de avião. Ainda assim, o míssil foi potente o suficiente para danificar estruturas próximas ao local, afirmou a companhia.
A explosão causou uma breve desconexão de três linhas de energia mantidas pela usina. A conexão já foi restabelecida.
Os maiores danos foram em torno da usina hidrelétrica de uma zona industrial que fica nos arredores do complexo nuclear. Por causa disso, regiões estão enfrentando cortes parciais de energia.
O governo ucraniano informou que investiga a extensão dos danos e qual o tipo de míssil utilizado na explosão ao sul da Ucrânia.