Na próxima vez que você acidentalmente derramar refrigerante, ou água, e mais um pouco de bicarbonato de sódio em uma de suas tábuas de cortar, não reclame por ter que limpá-la. Em vez disso, arranque a capa de proteção de seu microondas e use-a como uma fonte de energia de alta voltagem para criar uma imagem de relâmpago no meio da bagunça.

• Engenheiro aeroespacial transforma Lego clássico em avião de controle remoto que de fato voa
• Foram três anos gravando centenas de flores para termos este fantástico timelapse

As imagens que resultam disso são chamadas de figuras de Lichtenberg, em homenagem ao físico alemão Georg Christoph Lichtenberg, e são criadas de maneira similar a como os relâmpagos se formam no céu durante uma tempestade. No caso do vídeo abaixo, as imagens de ramificações surgem conforme uma solução de bicarbonato de sódio condutora de eletricidade, posta sobre o pedaço de madeira, é queimada pela fonte de alta voltagem. Conforme as ramificações se formam, calor é produzido, o que seca as superfícies próximas, fazendo com que os caminhos mudem de direção continuamente, mais a caminho da solução condutora.

O experimento é fascinante, mas você não deve testá-lo em casa, porque vai precisar de milhares de volts para criar as figuras de Lichtenberg. Poucos dispositivos em sua casa podem gerar tamanha energia, exceto por seu microondas, que você realmente não deveria desmontar em nome da ciência.

[YouTube]