Moedas de quase R$ 32 mi achadas por caçadores de tesouro serão expostas
Em 2019, sete caçadores de tesouros descobriram 2.584 moedas de prata de 1066 a 1068 avaliadas em 4,3 milhões de libras (R$ 31,8 milhões). Isso aconteceu em uma fazenda no sudoeste da Inglaterra.
Agora, cinco anos depois, a descoberta foi adquirida pela instituição de caridade South West Heritage Trust, da Grã-Bretanha. E encaminhada ao Museu Britânico, em Londres, para exibição em novembro.
O que representam as moedas encontradas na Inglaterra?
O tesouro, que recebeu o nome de Chew Valley Hoard devido ao local onde estava, reúne moedas com imagens de reis do período da conquista normanda da Inglaterra. Algumas das moedas mostram o rei William I, enquanto outras tem seu antecessor, Harold II. Do lado oposto, emblemas com uma cruz, para William; e a palavra “pax” (paz), para Harold.
Em entrevista à Associated Press na terça-feira (22), o caçador de tesouros Adam Staples disse que a primeira moeda encontrada foi uma de William, o Conquistador. Ela vale 1.500 libras. Posteriormente, vieram muitas outras. De acordo com ele, essa foi sua maior conquista em 30 anos de busca amadora na Grã-Bretanha.
Michael Lewis, chefe do projeto arqueológico Portable Antiquities Scheme, acredita que as moedas ajudarão na compreensão da data mais famosa da história inglesa. Em 1066, William, Duque da Normandia, derrotou o Rei Harold na Batalha de Hastings, substituindo os monarcas saxões da Inglaterra por governantes franceses normandos.
Além disso, segundo Amal Khreisheh, curadora de arqueologia do South West Heritage Trust, as moedas provavelmente foram enterradas por motivos de segurança durante o cenário de guerra.
Tesouro de maior valor do Reino Unido até hoje, seu lucro foi dividido entre o proprietário da terra e os caçadores, conforme o Britain’s Treasure Act 1996. A lei estipula que, se um legista declarar uma descoberta um tesouro, ele pertencerá ao governo e museus terão prioridade para a compra.
Posteriormente, após a exibição no Museu Britânico e em outros no Reino Unido, o tesouro ficará permanentemente no Museu de Somerset, em Taunton.